Politica

Dilma diz que "não gosta" da CPMF e estuda alternativas para cobrir deficit

Dilma ainda negou que o orçamento enviado na última segunda-feira esteja errado, e afirmou que todo prejuízo fiscal é "ruim"

postado em 02/09/2015 14:17
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2/9) que enviará um adendo ao Congresso Nacional propondo alternativas para cobrir o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto no orçamento enviado aos parlamentares na última segunda-feira, quando houver maturação das propostas. A petista disse que "não gosta da CPMF", o imposto do cheque, mas não afastou a possibilidade de enviar novas fontes de receitas, inclusive esta. Dilma disse ainda que o governo não transferirá responsabilidades ao Congresso.

"Eu não gosto da CPMF. Acho que a CPMF tem suas complicações. Mas não estou afastando a necessidade de fontes de receita, não estou afastando nenhuma fonte de receita, quero deixar isso claro para depois, se houver a hipótese de a gente enviar essa fonte, nós enviaremos", afirmou a presidente. Ao longo da última semana, ministros discutiram intensamente a possibilidade da volta da CPMF, que vigorou até 2007 com um alíquota de até 0,38%, mas, diante da rejeição apresentada por empresários e parlamentares, a presidente voltou atrás na ideia no último sábado.

Leia mais notícias em Política


Mesmo assim, Dilma disse nesta quarta que o governo assume que há "um problema" e não vai transferir a responsabilidade de resolvê-lo para ninguém. "Nós não fugiremos às nossas responsabilidades de propor a solução ao problema. O que nós queremos porque vivemos num país democrático é construir essa alternativa, não transferindo a responsabilidade de ninguém porque ela sempre será nossa", afirmou.

"Nós iremos mandar quando acharmos que a discussão maturou, que existem as condições para fazer isso, nós iremos mandar mais elementos para o Congresso", completou.

Dilma ainda negou que o orçamento enviado na última segunda-feira esteja errado, e afirmou que todo prejuízo fiscal é "ruim". ;Todo déficit é ruim. Eu não vou concordar com o desastroso, mas todo déficit é ruim. Se o desastroso significa uma avaliação qualitativa, se você está falando que é bom ou ruim, déficit não é bom;, disse.

A presidente falou após participar nesta quarta de cerimônia de encontro com os 56 participantes da Worldskills, maior competição de educação profissional do mundo. O Brasil conquistou 27 medalhas no evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação