Politica

Cunha diz que advogado recorrerá à CCJ sobre processo no Conselho de Ética

Na avaliação do presidente da Câmara, a representação é pífia pois apenas repete trechos da acusação feita contra ele pelo Ministério Público.

Agência Estado
postado em 24/11/2015 19:39
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta terça-feira, 24, que sua defesa deverá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando o processo contra ele no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. O peemedebista classificou a representação protocolada pelo PSOL e Rede como "absolutamente pífia" e fruto de um processo "político".

Na avaliação de Cunha, a representação é pífia pois apenas repete trechos da acusação feita contra ele pelo Ministério Público. A Procuradoria-Geral da República denunciou Cunha pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro acusado de ter recebido propina de ao menos US$ 5 milhões em contratos de navios-sondas da Petrobras. "Para você considerar que trecho de acusação feito pelo MP gere processo por quebra de decoro, tem 160 parlamentares que respondem a inquérito no STF, você teria que ter 160 representações", disse.

O presidente da Câmara afirmou ainda que não assistiu à reunião do Conselho de Ética da tarde desta terça e que delegou a seu advogado comandar toda sua defesa na sessão. O peemedebista disse não ter dúvida nenhuma de que o relator do processo contra ele, Fausto Pinato (PRB-SP), está sob suspeição e afirmou que sua defesa entrará com recurso para questionar a manutenção do deputado no posto, estabelecida pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA).

Cunha voltou a dizer também que não há "qualquer hipótese" de renunciar ou se afastar do cargo, mesmo que temporariamente.

"Estou absolutamente tranquilo", afirmou Cunha ao ser questionado se teme ter o mandato cassado. "Estou tranquilo em relação a tudo", frisou, diante da insistência dos jornalistas.

O presidente da Câmara voltou a negar que tenha feito acordo com o governo ou com o PT para obter apoio à sua permanência no cargo em troca da não deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Casa. "Não participo de nenhum acordo. (...) Propagaram uma mentira", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação