Politica

STF tira segredo de inquérito de Renan Calheiros por apenas um dia

Segundo gabinete, houve %u201Cequívoco%u201D de funcionários ao liberarem para o público informações da %u201Cintimidade%u201D do senador acusado de peculato e uso de documento falsos para justificar pagamento de pensão por caso extraconjugal. Veja o conteúdo do processo sigiloso

Eduardo Militão
postado em 05/02/2016 17:01
Por um ;equívoco;, funcionários do Supremo Tribunal Federal retiraram o segredo de Justiça do inquérito em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) é acusado pelo Ministério Público de peculato e uso de documento falso. O senador apresentou guias de venda de gado para justificar que tinha capacidade financeira para pagar uma pensão a uma jornalista com quem teve uma filha e, assim, tentar derrubar a acusação segundo a qual uma empreiteira beneficiada por suas emendas pagava suas despesas pessoais.

O ministro relator do caso, Edson Fachin, determinou uma mudança no nome que aparece na capa do processo. No entanto, funcionários entenderam na quinta-feira (4/2) que deveria ser retirado o segredo do inquérito, que corre de maneira sigilosa desde 2007. Na tarde desta sexta-feira (5/2), o processo voltou a ser sigiloso. De acordo com informações do gabinete, os autos devem permanecer em segredo porque há referências à ;intimidade; de Renan.

Leia mais notícias em Política

O senador tem uma filha de mais de dez anos de idade com a jornalista Mônica Veloso. Em 2007, ele perdeu a Presidência do Senado e quase ficou sem mandato após o Conselho de Ética pedir sua cassação. Os relatores do processo, Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), concluíram, com base em laudo de peritos da Polícia Federal, que o lobista da empreiteira Mendes Júnior Cláudio Gontijo é quem bancava as despesas com a pensão. Em troca, Renan fez uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para uma obra de interesse da construtora.

Para o Ministério Público, o senador usou documentos falsos ao justificar seus rendimentos. A Procuradoria Geral da República ainda afirma que ele desviou verba de gabinete do Senado. Renan nega as acusações. A denúncia deve ser recebida ou julgada pelos ministros ;em breve;, segundo fontes do STF, mas somente após 17 de fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação