Politica

Dilma manda ministros irem para as ruas em mobilização contra o zika

A ordem da presidente é aproximar o governo da população

Naira Trindade
postado em 11/02/2016 09:26
A proliferação descontrolada do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika pautou as três reuniões com ministros, religiosos e a presidente Dilma Rousseff, ontem, no Palácio do Planalto. De manhã até o início da noite, a coordenação política traçava um plano de mobilização de combate ao transmissor e como alinhar ações entre institutos de pesquisa brasileiros e norte-americanos a fim de desenvolver estudos necessários para a criação da vacina contra o vírus da zika.

Dilma comandou três reuniões ontem para traçar estratégias de combate ao mosquito

Ficou definido que pelo menos 19 ministérios vão participar do faxinaço no sábado. Cada ministro vai viajar para uma região do país, onde sairá às ruas, entrará em casas e conscientizará moradores da importância de limpar áreas de convivência. A presidente Dilma Rousseff vai visitar o Rio de Janeiro, estado sede das Olimpíadas. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner vai a São Luís. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, estará em Salvador, Tereza Campello (Desenvolvimento Social) no Recife e Juca Ferreira (Cultura) em Aracaju. Até mesmo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, vai visitar casas em Brasília.



[SAIBAMAIS]Serão 220 mil militares em 356 municípios, sendo 115 endêmicos e capitais, regiões metropolitanas e municípios com unidades militares. Segundo assessores do Planalto, o envolvimento dos agentes de endemias e comunitários de saúde caberá aos governos municipais, conforme articulação realizada com os estados, por meio da sala de controle e coordenação. As equipes farão a distribuição de materiais com orientações para a prevenção e o combate ao mosquito, além de conscientização.

Mais cedo, a presidente voltou a pedir ajuda a líderes religiosos para erradicar o mosquito. Em reunião com representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), Dilma fez um apelo para que os bispos envolvam a população que frequenta igrejas semanalmente para maior conscientização na limpeza de quintais e áreas comuns para que o Aedes aegypti não se prolifere.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação