Politica

Temer terá de se desdobrar para saciar partidos na Esplanada

PMDB tem disputa interna pelo comando das Olimpíadas do Rio, enquanto outras siglas cortejam principalmente os orçamentos sociais

Paulo de Tarso Lyra
postado em 03/05/2016 06:00
PMDB tem disputa interna pelo comando das Olimpíadas do Rio, enquanto outras siglas cortejam principalmente os orçamentos sociais

O cargo de ministro do Esporte no dia da abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, em 5 de agosto, no Maracanã, virou uma disputa política entre o PMDB fluminense e o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves. O evento internacional, no entanto, é apenas um exemplo da disputa acirrada pelas cadeiras ainda disponíveis na Esplanada em um eventual governo comandado por Michel Temer. Além das Olimpíadas, as pastas de Transportes, Saúde e Educação fazem parte da lista das mais cobiçadas por aliados do peemedebista.

Embora deva ser indicado para retornar ao Ministério do Turismo, Henrique Alves, um dos nomes fortes de Temer, sempre defendeu a fusão da pasta com o Esporte ; de olho no comando das Olimpíadas. Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ex-governador do estado Sérgio Cabral defendem a indicação de Marco Antônio Cabral, secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro.

[SAIBAMAIS]Ainda presidente, Dilma receberá hoje a tocha olímpica, em solenidade no Palácio do Planalto. Mas com a votação da admissibilidade do impeachment em 11 de maio, e o quase certo afastamento a partir disso, a petista provavelmente não estará presente no início dos jogos, em agosto, abrindo espaço para a batalha interna entre os peemedebistas.

Maior diretório do PMDB no país, que comanda a prefeitura da capital, com Paes e o governo estadual, apesar da licença médica de Luiz Fernando Pezão, a ala fluminense peemedebista reclama que está sub-representada no desenho da Esplanada esboçado por Temer. Está praticamente assegurada a permanência de Leonardo Picciani como líder da bancada na Câmara, mas há uma ausência de nomes no Executivo Federal. Moreira Franco é considerado da cota pessoal de Temer, não um nome orgânico da legenda.

Leia mais notícias em Política

O PMDB do Rio também se sente no direito de indicar o ministro pois, é deles o comando da sede dos jogos olímpicos. Desde que a Autoridade Pública Olímpica foi criada, houve embates entre Paes e Cabral ; que na época era governador do estado ; com o governo federal, por conta de divergências quanto à legislação ou ao protagonismo na organização. Curiosamente, o primeiro presidente da APO indicado por Dilma Rousseff foi Henrique Meirelles, nome encaminhado como ministro da Fazenda de Temer. Desgastado com os eternos embates com Paes e Cabral, Meirelles renunciou à Presidência da Autoridade Olímpica e retomou suas atividades na iniciativa privada.

O problema na disputa travada pelo PMDB fluminense é que Henrique Alves, assim como Moreira, é ligado diretamente ao futuro presidente. Ele foi o primeiro peemedebista a entregar o cargo após a decisão do PMDB de abandonar o governo Dilma Rousseff. Quando ainda era ministro do Turismo, planejou uma série de ações para aproveitar a vinda de estrangeiros para o Brasil no período dos Jogos Olímpicos. Em diversas viagens que fez, tanto no Brasil quanto no exterior, sempre defendeu que as duas pastas são muito próximas em sua linha de atuação, sobretudo neste momento em que o país receberá atletas e turistas do mundo todo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação