Politica

Temer sonda Picciani para pasta do Esporte e deputado mostra que aceitaria

A ideia inicial era indicar o deputado federal licenciado Marco Antônio Cabral para o cargo

Agência Estado
postado em 06/05/2016 14:40
O vice-presidente Michel Temer sondou o líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), para comandar o Ministério do Esporte em seu eventual governo. Segundo interlocutores do parlamentar, ele sinalizou a Temer que aceitaria a tarefa. A indicação, contudo, ainda não foi fechada.

Temer separou o ministro do Esporte como cota do PMDB do Rio de Janeiro. A negociação foi feita entre o vice e o deputado estadual Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado e pai do líder do PMDB na Câmara. A ideia inicial era indicar o deputado federal licenciado Marco Antônio Cabral para o cargo.

Filho do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o nome de Marco Antônio enfrentou resistência entre alguns membros da bancada do PMDB na Câmara, por ele ser "muito novo". Atualmente, Marco Antônio está licenciado do mandato parlamentar, pois ocupa o cargo de Secretário do Esporte no governo do Estado do Rio.


Ao dar a pasta do Esporte para Picciani, Temer consegue atender, ao mesmo tempo, a cúpula do PMDB do Rio e a bancada do partido na Câmara dos Deputados, liderada por Picciani. Os deputados reclamaram bastante após Temer oferecer o comando do Ministério da Saúde ao PP. A bancada queria ficar com a pasta.

Antes de o nome de Picciani começar a ser ventilado, a bancada afirmava que o Ministério do Esporte era apenas da cota do PMDB do Rio. Para acalmar os deputados, Temer ofereceu para a bancada o comando do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria da Aviação Civil, a qual o vice ainda avalia se manterá ou não no atual status de ministério.

Para o MDS, Temer já articulou com a bancada a indicação do deputado federal Osmar Terra (RS). O parlamentar gaúcho faz parte da ala do PMDB que articulou o impeachment e apoiou o deputado Hugo Motta (PB) como adversário de Picciani na última disputa pela liderança do PMDB na Câmara. Para a Aviação Civil, o nome ainda não foi fechado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação