Politica

Gravações do ex-presidente da Transpetro faz Temer interromper folga

No áudio, Machado sonda Sarney sobre se Temer, então vice-presidente, poderia participar de articulações para evitar que a investigação caísse nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato

postado em 29/05/2016 08:02
A divulgação de gravações de conversas do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com o ex-presidente José Sarney provocou a antecipação da volta do presidente em exercício, Michel Temer, a Brasília, interrompendo o fim de semana com a esposa Marcela e o filho caçula em Ibiúna (SP). Na gravação, divulgada pela TV Globo, Machado diz que contribuiu a pedido de Temer para a campanha eleitoral do ;menino;, que os investigadores identificam como Gabriel Chalita, candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo em 2012.

[SAIBAMAIS]Os diálogos não revelam de que forma se deu a contribuição. Temer nega ter pedido doação, Chalita, também, mas a citação cria mais constrangimentos para o presidente, que terá uma semana difícil pela frente por causa do impacto das gravações na cúpula do PMDB no Senado e da necessidade de aprovar as propostas do ajuste fiscal. No áudio, Machado sonda Sarney sobre se Temer, então vice-presidente, poderia participar de articulações para evitar que a investigação caísse nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato.

;Você acha que a gente consegue emplacar o Michel sem uma articulação (...) do jeito que está (...)?;, pergunta Machado. Sarney responde: ;Sem articulação, não. Vou ver o que está acontecendo. Vou ao Michel hoje;. Machado arremata: ;O Michel... eu contribuí para o Michel. Não quero nem que o senhor comente com o Renan. Contribuí com o Michel para a candidatura do menino. Falei com ele até em lugar inapropriado, na base aérea;.

Em outro trecho da conversa, Sarney faz comentários sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que supostamente teria se arrependido da candidatura de Dilma Rousseff em 2010. O Instituto Lula desmente Machado e classifica as gravações de ;nojentas;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação