Politica

Presidente da Câmara quer pacote anticorrupção votado até dezembro

O objetivo é ter o pojeto votado em Plenário até 9 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção

postado em 19/07/2016 19:49

Relator da comissão especial criada para analisar o pacote de 10 medidas de combate à corrupção, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) quer apresentar em 2 de agosto o cronograma de análise das propostas no colegiado. O objetivo é ter o pacote votado em Plenário até 9 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção. O parlamentar esteve reunido nesta terça-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e representantes de juizes e procuradores para discutir a questão.

"O presidente determinou que vai dar prioridade na tramitação das medidas. Cancelamos o nosso recesso e estamos nos reunindo para apresentar o calendário do que temos que fazer no dia 2 de agosto", disse. Nesta data haverá a primeira reunião da comissão, após o recesso, em que serÃo votados requerimentos. Entre eles, está um convite ao comparecimento do juiz da 14a Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, responsável pela Lava Jato.

Leia mais notícias em Política

Lorenzoni estima um período de mínimo 60 dias para que o pacote seja apreciado na comissão. O objetivo é pegar as medidas que são gerais e transformá-las em projetos e dispositivos regimentais. Roberto Veloso, presidente da Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe), disse que a entidade defende o fim do foro privilegiado e a execução da pena após o julgamento em segundo grau. Nenhuma das medidas está no pacote.

As medidas foram apresentadas em março, depois de conseguirem recolher mais de 1,5 milhão de assinaturas. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, ponderou que é difícil falar que houve procrastinação da matéria porque a Câmara passou por períodos conturbados. "Gostaríamos que tivesse andado mais rápido mas é duro falar em procrastinação", disse.

Entre as medidas de combate à corrupção estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2, entre outras.

Abuso de autoridade

Ambos os presidentes das entidades manifestaram repúdio a pontos do projeto sobre abuso de autoridade que tramita no Senado Federal. O projeto pune o abuso de autoridade por parte de juízes, procuradores, delegados, promotores, e ministros de tribunais superiores. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criou uma comissão para analisar a matéria e quer dar celeridade ao projeto, que tramita há sete anos na Casa. Senadores e setores da sociedade são contrários ao projeto do jeito que está por entender que ele pode dificultar a Lava-Jato.

Robalinho disse que o problema está em dispositivos do projeto e não na matéria em si. "O que causou estranheza foi tentar votar isso em uma semana. O projeto tem qualidades e defeitos. O fundamental é que o projeto volte a tramitar de maneira ordinária", disse. O presidente da Ajufe "Entendemos que o juiz deve ter independência para julgar. Há um dispositivo no projeto que atinge a delação premiada no coração porque diz que ninguém que tiver sofrido prisão poderá prestar depoimento", disse. O relator do projeto no Senado é o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é investigado na Lava-Jato e acabou deixando o Ministério do Planejamento por causa da investigação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação