Politica

Mundo tem 7.500 combatentes terroristas, segundo Interpol

O Brasil monitora cerca de 100 alvos de terrorismo

Eduardo Militão
postado em 25/07/2016 11:30
O planeta possui mais de 7.500 combatentes terroristas estrangeiros, segundo dados coletados pela Polícia Internacional (Interpol) a partir de informações de quase 60 países. Os dados foram compartilhados para que os serviços de inteligência fiquem alertas quanto a atentados. Na semana passada, a Interpol se integrou à Coalizão Global de Combate ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil ou Da;esh). A organizção ainda analisa ;milhares de registros adicionais; para obter pistas no enfrentamento ao terror no mundo.

Como mostrou o Correio em sua edição desta segunda-feira (25/7), o Brasil monitora cerca de 100 alvos de terrorismo. Ou seja, 1% do total mundial. No entanto, o nível de preocupação do país é com terroristas considerados menos perigosos ; à exceção dos ;lobos; ou ;loucos; solitários, que podem causar o imprevisível e são difíceis de serem acompanhados.

Leia mais notícias em Política

Em uma reunião na semana passada em Washington, nos EUA, o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, disse que as apurações acontecem dentro e fora das zonas de conflito. Para ele, esse compartilkhamento de informações é um ;passo fundamental; para fazer a ponte entre as áreas em conflito e o restante do mundo, porque o Estado Islâmico está atuando foram de suas fronteiras.

A Coalizão Mundial contra o Estado Islâmico foi criada em setembro de 2014 e é composta por 66 parceiros. O objetivo é impedir a migração de terroristas, impedir o financiamento aos radicais e expor a ;verdadeira natureza; do grupo, segundo a Interpol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação