Politica

Com o término do processo de impeachment, Temer fará mais mudanças

Alterações acontecerão, principalmente, no segundo e no terceiro escalões, para agradar partidos aliados

Paulo de Tarso Lyra
postado em 22/08/2016 06:00
Interino, Michel Temer aguarda a concretização da saída de Dilma Rousseff do governo para implementar uma nova estratégia de apoio na Câmara e no Senado

Não é apenas a mudança do conceito de interino para efetivo de Michel Temer que será alterado após a conclusão do processo de impeachment do Senado Federal, previsto para o fim deste mês. É praticamente certa ; não necessariamente imediata ; uma mudança de rostos e estruturas de poder na Esplanada dos Ministérios para marcar o novo momento da gestão do peemedebista. Nomes como os do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, devem ser substituídos. Temer deve efetivar Marx Beltrão no Ministério do Turismo. E uma nova configuração no segundo e no terceiro escalões deve acontecer para acalmar os partidos que davam apoio ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

[SAIBAMAIS]As sucessivas gafes cometidas por Barros já fizeram com que a substituição dele fosse assimilada pelo principal comandante partidário, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O titular da Saúde já falou mal do Sistema Único de Saúde (SUS), propôs a criação de um plano pago para atender a população carente e afirmou que os homens vão menos ao médico porque trabalham mais que as mulheres. Nogueira enfrentou a ira de setores da legenda por ter apoiado um nome que não era, inicialmente, favorável ao impeachment. Concorda agora em promover a troca, mas não abre mão de que a pasta continue na cota do partido.

O PP, inclusive, entrou em uma disputa aberta com o PSC, do líder do governo André Moura (SE), pelo segundo escalão da Caixa Econômica Federal. ;O PSC é uma legenda que tende a crescer em espaço em uma futura administração de Temer. O partido começa a ocupar um espaço de centro-direita que está vago. E tem ideologia, diferentemente do PMDB;, afirmou o coordenador do MBA Relações Institucionais do Ibmec/DF, Márcio Coimbra.

Coimbra é um dos que apostam que, passado o impeachment, o antigo centrão, que deu apoio a Cunha durante a gestão à frente da Câmara, terá de ser atendido com mais cargos. ;É inevitável que essas legendas ganhem mais visibilidade e prestígio para que o governo Temer tenha estabilidade congressual;, explicou o coordenador do Ibmec. A primeira mudança, inclusive, já foi confirmada, com a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta, que foi fundida ao Ministério do Desenvolvimento Social, comandado por Osmar Terra, voltará a ter uma estrutura própria e será administrada pelo Solidariedade, partido presidido pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP).

Leia mais notícias em Política

Essa parceria não será restrita apenas ao centrão, mas às legendas mais tradicionais, na opinião do professor de ciência política do IBMEC/MG Oswaldo Dehon. ;Legendas como o PSDB, por exemplo, terão um peso maior na administração, a partir desta segunda fase de gestão;, reforça. Isso já aconteceu, de maneira concreta, na última quarta-feira, quando, após um jantar com a cúpula tucana no Palácio do Jaburu, Temer confirmou que ouvirá com mais frequência e atenção os conselhos da legenda na área econômica. ;Ele quer a alma do PSDB em seu governo;, afirmou o líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

Para Márcio Coimbra, essa parceria poderá ser benéfica para o governo. ;O PMDB é um partido que tem corpo, é operacional, vota. Mas não tem cabeça, não formula nada. Já o PSDB tem cabeça, projeto de país, planejamento estratégico. Mas não tem o mínimo poder de articulação;, afirmou o coordenador do MBA. Segundo ele, a principal prova da ausência de capacidade de formulação do PMDB é que o partido ;terceirizou; as principais pastas estratégicas da Esplanada: Relações Exteriores está com o PSDB; Fazenda, com o PSD; Agricultura, com o PR; Educação, com o DEM. ;As pastas operacionais, como Integração Nacional e Casa Civil, estão nas mãos do PMDB;, disse Coimbra.

Alterações acontecerão, principalmente, no segundo e no terceiro escalões, para agradar partidos aliados

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação