Politica

"É uma coisa tão natural na democracia", diz Temer sobre impeachment

Esta é a segunda vez na história do país que um chefe de estado torna-se réu por crime de responsabilidade

postado em 25/08/2016 16:50

Esta é a segunda vez na história do país que um chefe de estado torna-se réu por crime de responsabilidade

Após participar da cerimônia de recepção da tocha Paralímpica no Palácio do Planalto, o presidente interino Michel Temer comentou o processo de impeachment e o classificou como "uma coisa tão natural na democracia". Temer deu a declaração após ser questionado sobre como se sentia no primeiro dia do julgamento final da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal.

Perguntado se estava inseguro ou ansioso, já que o Senado começou hoje a última fase do processo que deve efetivá-lo na presidência da República, Temer respondeu: "Com o quê? Aconteceu alguma coisa?", disse. Em seguida, após a resposta de que se tratava do impeachment, o presidente interino completou: "Ah, imagina. É uma coisa tão natural na democracia."

Esta é a segunda vez na história do país que um chefe de estado torna-se réu por crime de responsabilidade. O primeiro caso foi o do senador Fernando Collor de Mello, em 1992, que chegou a renunciar em cima da hora para evitar a perda de seus direitos políticos, mas que acabou acusado e ficou inelegível por oito anos.


São necessários 54 votos dos 81 senadores para aprovar a cassação definitiva do mandato da presidente Dilma. Aliados de Temer calculam que o presidente interino terá entre 60 e 62 votos. O julgamento final começou nesta quinta-feira, com a oitiva das testemunhas de acusação e deve ser concluído na próxima quarta-feira.

As declarações de Temer ocorreram depois que a tocha paralímpica foi acesa no Palácio e o peemedebista confirmou a participação na abertura das Paralimpíadas, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro, como presidente ou não. O peemedebista não participou da abertura das Olimpíadas no Rio, para evitar ser alvo de protestos contrários ao seu governo interino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação