Politica

Senado conclui hoje o processo de impeachment, com placar irreversível

Serão entre 60 e 61 votos favoráveis à perda do mandato presidencial. Temer deve tomar posse à tarde no Congresso

Paulo de Tarso Lyra, Paulo Silva Pinto
postado em 31/08/2016 06:35
Janaína Paschoal, advogada de acusação, pediu desculpas a Dilma:
Depois de nove meses de espera, o país finalmente assistirá hoje ao término do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Desanimados, os petistas e aliados da presidente afastada já jogaram a toalha. No Planalto, a conta é que o presidente interino terá entre 60 e 61 votos favoráveis à sua efetivação no cargo ; dois a mais que durante a pronúncia e sete a mais que o mínimo necessário para tornar-se presidente efetivo.

Um Temer bem menos ansioso e mais calmo aguarda o desfecho do processo para viajar para a China, onde participará da reunião do G-20. No Senado, o trabalho de convencimento dos votos pró-governo interino está a cargo do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Com o anúncio de Otto Alencar (PSD-BA) de que votará contra o impeachment, a pressão toda está voltada sobre Telmário Mota (PDT-RR), Elmano Ferrer (PTB-PI) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que se absteve em todas as votações anteriores.

Cardozo, o defensor de Dilma no processo:

[SAIBAMAIS]Do outro lado, alguns petistas ainda apostam as últimas fichas, quase em um gesto de desespero. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu em Brasília ao longo de todo o dia, tentando virar votos. A expectativa de uma reversão em bloco no posicionamento dos senadores maranhenses não aconteceu. Roberto Rocha (PSB), João Alberto (PMDB) e Edison Lobão (PMDB) votarão pelo afastamento.

A investida em Alagoas tampouco deu certo. A esperança era que os senadores Fernando Collor de Mello (PTC) e Benedito de Lira (PP) se sentissem incomodados com os superpoderes concedidos pelo presidente interino a Renan Calheiros (PMDB). O filho de Renan governa o estado e o senador está de olho na disputa pela prefeitura da capital. Mas Collor e Benedito devem votar ao lado de Temer.



O desânimo é tanto que o PT terceirizou a busca de votos contrários ao impeachment. A tarefa vem sendo exercida por Kátia Abreu (PMDB-GO) e Armando Monteiro Neto (PTB-PE). ;Gostei dessa história de cachorros (fiéis) e gatos (que mudam de acordo com o ambiente);, brincou Kátia, numa alusão às palavras do senador Magno Malta (PR-ES) sobre os senadores que se mantém fieis à Dilma até o último momento e a antigos aliados que mudaram de lado, passando a integrar a base de Michel Temer.

Serão entre 60 e 61 votos favoráveis à perda do mandato presidencial. Temer deve tomar posse à tarde no Congresso

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação