Politica

Temer é o presidente do Brasil mais idoso a tomar posse

Veja a seguir a lista dos cinco presidentes mais velhos a assumir o poder

postado em 31/08/2016 20:06
Empossado nesta quarta-feira (31), Michel Temer se tornou o presidente da República mais velho a assumir o poder do Executivo com 75 anos e sete meses. Ele supera Tancredo Neves, que não chegou a ocupar o cargo por estar hospitalizado antes da posse e logo depois vir a morrer, mas é considerado como um dos 41 presidentes do Brasil.

Além de Temer e Tancredo, o único septuagenário a ocupar o poder foi Rodrigues Alves, em 1918. Curiosamente, também foi impedido de assumir devido a graves problemas de saúde, vindo a falecer dois meses após a sua posse. Antes, Rodrigues Alves chegou a cumprir um mandato entre 15 de novembro de 1902 e 15 de novembro de 1910.

O último mandato de Getúlio Vargas, empossado 31 de janeiro de 1951, o coloca como o quarto mais idoso a assumir a presidência, com 68 anos e 9 meses. Seu primeiro mandato foi quando tinha 48 anos, sendo também o sétimo mais novo a assumir o poder após a Revolução de 1930.

Costa e Silva, fecha a lista dos cinco presidentes mais idosos a tomarem posse como presidente da República. Com 67 anos e 5 meses, o 30; presidente do Brasil ficou no poder por pouco mais de dois anos.

Entre os cinco mais novos estão Fernando Collor de Mello, que assumiu o poder com 40 anos e sete meses; Nilo Peçanha, sétimo presidente do Brasil, com 41 anos e oito meses; João Goulart, com 42 anos e seis meses; Jânio Quadros, com 44 anos; e Wenceslau Brás com 46 anos e oito meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação