Politica

Eliseu Padilha diz que denúncia contra Lula é questão do Judiciário

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que as denúncias apresentadas pelos procuradores da Lava Jato não apresentam provas nem fato novo e têm a motivação política de evitar que Lula se candidate à Presidência

Agência Estado
postado em 15/09/2016 13:17
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, evitou comentar as denúncias feitas ontem (14) pelo procurador da República Deltan Dallagnol contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, avaliações sobre as acusações apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) estão restritas ao Poder Judiciário. ;O Judiciário fala por si;, disse hoje (15) Padilha à Agência Brasil, ao ser perguntado sobre como avalia as denúncias. Ontem, o MPF denunciou Lula à Justiça, pela primeira vez, no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de [SAIBAMAIS]corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma do imóvel, feita pela empreiteira OAS, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.

A denúncia inclui também a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia da Silva, e mais seis pessoas: o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e quatro pessoas relacionadas à empreiteira: Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira. Lula foi denunciado por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica.



De acordo com o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, as denúncias apresentadas pelos procuradores da força-tarefa da Lava Jato não apresentam provas nem fato novo e têm a motivação política de evitar que Lula se candidate à Presidência nas eleições de 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação