Politica

Às vésperas das eleições, Gilmar Mendes alerta para quadro de insegurança

Presidente do TSE diz que atual quadro de violência não é causado diretamente pela disputa eleitoral

postado em 01/10/2016 17:46
Presidente do TSE diz que atual quadro de violência não é causado diretamente pela disputa eleitoral Às vésperas das votações municipais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que o Brasil vive um quadro de insegurança pública que precisa ser colocado na agenda do governo federal. ;Acho que vamos ter eleições em paz. Mas não vamos esquecer que temos um quadro de insegurança. Não é uma insegurança do quadro eleitoral ou causada diretamente pela disputa eleitoral. O Brasil está vivendo um quadro de insegurança pública;, afirmou Mendes, depois de participar de cerimônia de verificação das urnas que serão usadas hoje nas votações. Segundo ele, o tema de segurança não é um problema apenas dos Estados, mas também da União.

O presidente do TSE embarcou ontem para a capital São Luís, onde, segundo ele, organizações criminosas de dentro de presídios estão causando pânico por ordenar ataques a escolas onde vão ser realizadas as votações. ;O Estado de direito deve preservar todas as relações e superar todos os desafios;, disse Mendes. Ele vai se encontrar com o governador Flávio Dino e visitar uma escola que é ponto de votação. Estará acompanhado do ministro da Defesa, Raul Jungmann. O presidente do TSE disse que relatará as preocupações ao presidente Michel Temer. ;As pessoas podem ir votar. Devem votar sem medo. Uma das condições básicas do voto é a liberdade de fazer a escolha.; Quase 400 municípios terão reforça das forças federais de segurança.

Mendes classificou como ;lamentável; o assassinato do candidato a prefeito José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, em Itumbiara, a 204km de Goiânia, na última quarta. Também citou a Baixada Fluminense, onde nos últimos meses, 14 pessoas envolvidas em campanhas eleitorais foram assassinadas na região. O presidente do TSE estima que até as 21h de hoje a maioria dos municípios brasileiros já vai saber o resultado das urnas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação