Politica

Presidente Temer enfrenta desafio de "amarrar" a base aliada na Câmara

Aprovação da PEC do teto dos gastos com 58 votos acima do necessário mostra que Temer tem força na Câmara, mas parlamentares admitem que o trabalho precisará ser repetido em outras propostas, como a reforma da Previdência

Rosana Hessel, Paulo de Tarso Lyra
postado em 12/10/2016 06:00
A confortável vitória obtida pelo governo na noite de segunda-feira, quando aprovou, em primeiro turno, por 366 votos a favor e 111 contrários, a emenda constitucional que limita os gastos públicos ao teto da inflação mostra uma coesão na base aliada, mas não garante o êxito em votações futuras. O Planalto sabe que conseguiu ;amarrar; os aliados para a votação de segunda, mas reconhece que, em temas como a reforma da Previdência, o trabalho terá de ser redobrado.

[SAIBAMAIS];A Previdência será a matéria mais difícil que a Câmara enfrentará nesta legislatura. Mas existe a disposição da Câmara de discutir e aprovar as ações fundamentais para a retomada do crescimento econômico do país;, afirmou o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF).

Rosso admite que o governo precisará repetir a mesma estratégia adotada para votar, em segundo turno, a PEC 241. ;O modelo que o presidente Temer adotou para negociar e explicar a 241, nos mínimos detalhes, tem de ser repetido;, sugeriu. O modelo adotado pelo Planalto foi massacrante. ;Organizamos almoços, jantares, cafés da manhã. Ministros escreveram artigos, publicidades foram expostas nos veículos de comunicação;, lembrou um interlocutor palaciano.

Na noite de domingo, o presidente Michel Temer ; que se reuniu com bancadas regionais nas últimas duas semanas ; abriu as portas do Alvorada para um jantar com quase 300 deputados da base aliada. Afagou egos, tirou selfies, fez um discurso inflamado garantindo que não havia plano B diante da não aprovação da medida. E, melhor: garantiu a presença de 300 aliados em Brasília nas primeiras horas da segunda, dia tradicional sem quórum alto no Congresso. Para completar o serviço, Temer e o secretário de Governo, ministro Geddel Vieira Lima, fizeram questão de ligar pessoalmente para os líderes partidários, após a votação, para agradecer a fidelidade.

Leia mais notícias em Política

Quem se mostrou infiel, contudo, terá que se preparar. Ainda com o gosto da vitória na boca, o chefe da Casa Civil, ministro Eliseu Padilha, avisou que o próprio Temer conversará com os deputados que se desalinharam da orientação palaciana. O ministro minimizou o termo ;traição;, porém, disse que o governo não ;prende; ninguém na base. Houve defecções registradas em boa parte dos partidos aliados do governo.

;O presidente Michel Temer disse que haverá uma DR (discussão de relacionamento) com quem não teve condições de acompanhar o governo ontem (segunda). É óbvio que o governo se faz com aliados. Quem circunstancialmente tem dificuldade de ser aliado, por óbvio, que o governo não o prende na base de sustentação;, afirmou Padilha. O ministro ressaltou que o próprio Temer conduzirá as conversas, na companhia de Geddel.

Ainda assim, Padilha evitou o termo ;traição;. ;Primeiro, eu não conheço traição. Traição é uma expressão que, a mim parece que vilipendia, diminui a relação dos parlamentares com as suas bases. Se formos ouvir os parlamentares que circunstancialmente não votaram com o governo, sendo de um dos partidos da base, ele terá uma explicação. O governo que terá de avaliar. Eu não reputo como traição;, disse.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação