Politica

MP investiga acusados com o BNDES; Bumlai seria operador de empréstimos

Além disso, as relações com a instituição financeira trazem à Operação Janus menções ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, denunciado junto com o sobrinho dele Taiguara Rodrigues; o presidente afastado da empreiteira Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas

Eduardo Militão
postado em 12/10/2016 07:32
O sobrinho de Lula, Taiguara, em enccontro com Elder, advogado angolano, e o ex-presidente no país africano
O Ministério Público investiga se o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) Luciano Coutinho, outros funcionários da instituição e estrangeiros também participaram de suposto esquema de favorecimento à empreiteira Odebrecht em obras no exterior, como Angola. Além disso, as relações com a instituição financeira trazem à Operação Janus menções ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, denunciado junto com o sobrinho dele Taiguara Rodrigues; o presidente afastado da empreiteira Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas.

Documentos enviados ao juiz da 10; Vara Federal de Brasília, Vallisney Oliveira, na Operação Janus, pedem que não haja arquivamento de suspeitas contra outras pessoas pelo simples fato de não terem sido incluídas na denúncia.

Em ofício ao juiz Vallisney Oliveira, os procuradores dizem que há ;ainda, necessidade de prosseguir apurando condutas de terceiras pessoas; em relação a ;fatos que tangenciaram ou, quiçá, concorreram para a prática dos delitos apontados na denúncia ora apresentada;. Citam como exemplos: Luciano Coutinho, o ex-diretor de Relações Institucionais Alexandrino Alencar, o português João Pinto Germano, da Exergia Portugal, Hélder Breji, além de funcionários do banco, da empreiteira, do governo angolano e de órgãos do Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento (MDIC). A Procuradoria os classifica como ;possíveis coautores;. E afirma que suas condutas serão alvo de ;novas investigações, que requererão atos de cooperação jurídica internacional e, assim, serão, em tempo oportuno, se for o caso, objeto de novas denúncias;.

O MPF sustenta que, em reunião de abril de 2010, Lula orientou a política do BNDES para o período de 2011 a 2014 de maneira a coincidir com os interesses de seu instituto e da empreiteira Odebrecht. Procuradores citam reuniões de Coutinho e do petista, no instituto Lula e no exterior, a partir da coincidência de agendas e viagens dos dois. O objetivo seria ;influenciar os órgãos governamentais brasileiros na direção da concessão de financiamentos; à construtora. A Procuradoria ainda destaca depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) afirmando que Coutinho ;de forma ;sutil;, solicitava doações e contribuições eleitorais a empresários que tinham interesse em obter financiamentos perante o banco;.

O ex-presidente do BNDES afirmou ao Correio que ignora a investigação e negou discussão sobre doações. Disse que, em sua gestão, o banco colaborou com todas as apurações em que foi solicitado. ;Nas reuniões ocorridas entre Coutinho e Lula, foram discutidos cenários para a economia brasileira e mundial;, afirmou em nota. ;As reuniões tiveram a presença de outras pessoas e nelas o ex-presidente do BNDES não tratou de apoios específicos referentes a quaisquer empresas, nem tampouco relativos a qualquer suposta orientação referente a atuação do BNDES para operações internacionais no período 2011-2014.;

;Chefe maior;
Em mensagem de correio eletrônico em 27 de julho de 2009, ainda no governo do ;tio;, Taiguara diz ao advogado e funcionário do tribunal de contas em Luanda (Angola) Hélder João Breji que José Carlos Bumlai o procurou a pedido de Lula. O objetivo era ;tocar projetos em conjunto; no país africano com o apoio do pecuarista para obterem financiamento. ;Esse mesmo me procurou a pedido do Chefe Maior e de seu filho, para tocarmos em conjunto projetos em Angola;, conta Taiguara. Uma foto, obtida em email de novembro de 2015, ilustra encontro entre Taiguara, Hélder e Lula. Para o Ministério Público, o ex-presidente é o ;chefe maior; citado pelo sobrinho.

A Procuradoria da República no Distrito Federal menciona o e-mail na denúncia contra o petista e diz que Bumlai, ;notório amigo do ex-presidente da República; e preso na Operação Lava-Jato, foi apontado como intermediário de empréstimos no BNDES por Delcídio do Amaral (ex-PT-MS).

A mensagem de Taiguara diz que Bumlai é um empresário importante ; ;Ele é muito poderoso, meu irmão; ; com interesse em empreendimentos maiores que US$ 100 milhões. Trará o financiamento, e nós, as garantias necessárias para que isso possa acontecer;, continua o sobrinho de Lula no email para Hélder Breji.

Citando depoimento de Delcídio, a Procuradoria afirma que o pecuarista ;foi fundamental na liberação de financiamentos pelo BNDES às empresas Friboi, Marfrig, Bertin entre outras;. Em nota ao Correio, o ex-presidente do banco Luciano Coutinho negou qualquer interferência. ;Não houve qualquer influência de José Carlos Bumlai em qualquer financiamento concedido pelo BNDES. Os financiamentos do banco são avaliados de acordo com critérios técnicos e impessoais, passando por órgãos colegiados." .A defesa de Taiguara não comentou o caso. O advogado de Bumlai, Conrado Prado, disse que o pecuarista "nunca teve qualquer relação com o sr. Taiguara, nem tampouco participou de nenhuma obra, projeto ou financiamento em países da África ou em qualquer outro país". "Da mesma forma, jamais atuou ou interviu em favor de qualquer pessoa junto à liberação de recursos no BNDES." O BNDES não prestou esclarecimentos sobre este tema até o fechamento desta edição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação