Politica

Moro destaca 'habilidade' de Cunha 'em ocultar e dissimular propinas'

O juiz federal destacou que "não foi ainda possível identificar toda a dimensão das atividades delitivas do ex-deputado federal Eduardo Cunha"

Agência Estado
postado em 19/10/2016 16:48

O juiz federal Sérgio Moro alertou para a "habilidade" do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em "ocultar e dissimular propinas". O peemedebista foi preso nesta quarta-feira (19/10), em Brasília, na Operação Lava-Jato.


[SAIBAMAIS]No longo despacho de 26 páginas em que fundamenta o decreto de prisão do peemedebista, o juiz da Lava-Jato destacou "a habilidade do acusado em ocultar e dissimular propinas, com contas secretas no exterior, parte não totalmente identificada nem sequestrada, permanece incólume".

Moro destacou que "não foi ainda possível identificar toda a dimensão das atividades delitivas do ex-deputado federal Eduardo Cosentino da Cunha, nem a localização do produto dos crimes em toda a sua extensão".

Eduardo Cunha foi preso sob acusação de receber US$ 5 milhões em propina no contrato da Petrobras para exploração do campo de Benin, na África, em 2011. Segundo o juiz, amparado em informações da Procuradoria da República, "parte do produto do crime teria sido ocultado e dissimulado em contas secretas no exterior". Moro advertiu para o risco de fuga do mais novo prisioneiro da Lava-Jato.

"Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior "

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação