Politica

Dilma visitará a mãe no fim de semana e não votará no 2º turno

No fim de semana, ela estará em Belo Horizonte visitando a mãe, Dilma Jane, de 93 anos, que mora com parentes na capital mineira desde que deixou o Palácio do Alvorada com a filha

Agência Estado
postado em 27/10/2016 17:25

A ex-presidente Dilma Rousseff não votará no segundo turno da eleição à prefeitura de Porto Alegre. No fim de semana, ela estará em Belo Horizonte visitando a mãe, Dilma Jane, de 93 anos, que mora com parentes na capital mineira desde que deixou o Palácio do Alvorada com a filha.

[SAIBAMAIS]Dilma está em São Paulo hoje por conta do aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completa 71 anos nesta quinta-feira (27/10). Mais cedo, ela usou as redes sociais para felicitar o aniversariante. "Ao meu querido amigo, desejo saúde, paz, alegria e força p/ seguir na luta por um País %2b justo e inclusivo. Parabéns", diz a postagem, acompanhada de uma foto dos dois.

Antes de ir a São Paulo, Dilma esteve no Rio de Janeiro. Lá, participou de um ato em que fez críticas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos da União por 20 anos. A petista também defendeu Lula, que, segundo ela, vive uma "perseguição".

De acordo com assessores, Dilma vai de São Paulo direto para Belo Horizonte. Ela só retorna a Porto Alegre, onde reside, no início da semana que vem. A ex-presidente já havia afirmado, há duas semanas, em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, que não votaria no segundo turno da eleição. "Eu podia te dizer que o voto é secreto. Agora, rigorosamente eu te digo que não estarei em Porto Alegre para votar. Eu vou justificar", revelou.

O voto de Dilma no primeiro turno, no dia 2 de outubro, foi marcado por um intenso tumulto. Uma decisão do juiz Niwton Carpes da Silva, da 160; zona eleitoral, impediu os jornalistas presentes na Escola Santos Dumont de registrarem a votação. Ele alegou que a petista é uma "cidadã comum" e, portanto, deve votar sozinha.

O PT não tem candidato neste segundo turno em Porto Alegre. A disputa está entre o deputado federal Nelson Marchezan Junior (PSDB) e o atual vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB). O petista Raul Pont ficou em terceiro lugar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação