Politica

Maia diz que manifestantes que invadiram a Câmara serão indiciados

Grupo ocupou o plenário da Casa por mais de quatro horas nesta quarta-feira

Paulo de Tarso Lyra
postado em 16/11/2016 18:09

Maia diz que manifestantes que invadiram a Câmara serão indiciados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou, na tarde desta quarta-feira (16/11), que todos os manifestantes que invadiram o Plenário da Casa durante a sessão de hoje serão indiciados.

O primeiro secretário geral da Câmara, Beto Mansur (PRP-SP), afirmou, ainda, que "o grupo invadiu uma área federal". Por volta das 18h50, os militantes deixaram o local. O indiciamento será por invasão de patrimônio público e depredação de patrimônio.

"Vão ser todos indiciados e presos. Vão sair daqui direto para a Polícia Federal. Não há negociação com quem comete crime. A negociação era, até então, enquanto estavam fora do Plenário. Eles invadiram, quebraram uma porta e subiram na mesa do presidente da Câmara. Isso é inaceitável", disse Maia.

Leia mais notícias em Política

Algumas pessoas que estavam do lado de fora da Câmara bateram palmas para os militantes que deixaram o Plenário. "Viva os patriotas que estão arriscando a vida pelo Brasil", gritam.

[VIDEO1]

Os participantes do protesto, que começou por volta das 15h de hoje, são de extrema direita e pedem intervenção militar. "Nossa bandeira jamais será vermelha" e "Viva Sérgio Moro! General Já" foram os hinos cantados por eles.

O vice-líder do governo na Casa, Darcísio Perondi (PMDB-RS), comentou sobre a pauta do grupo: "Eles leram uma pauta extensa que vai desde o fim das aposentadorias milionárias de juízes e parlamentares, o fim da corrupção e uma intervenção militar já. É um grupo radical de direita, o que é lamentável, pois eu já vivi a ditadura militar e defendo o valor da democracia". Mais cedo, houve tumulto e confusão entre policiais legislativos e , que afirmaram que só deixariam o local se o Exército fosse retirá-los.

O ato ocorreu na fase de pronunciamento dos parlamentares durante sessão presidida pelo deputado Waldir Maranhão (PP). O grupo entrou no Plenário pelo Salão Verde da Câmara e foi direto para a parte superior onde fica a mesa diretora dos trabalhos. A porta de vidro do local foi quebrada e a sessão foi suspensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação