Politica

Espanha confirma detenção de advogado foragido envolvido na Lava-Jato

De acordo com a Guarda Civil ele foi detido em um hotel da capital espanhola. R.T.D. era advogado da empreiteira Odebrecht e é investigado pelas autoridades brasileiras por suposta lavagem de dinheiro da Petrobras

postado em 22/11/2016 10:06

Madri, Espanha - A Guarda Civil espanhola confirmou nesta terça-feira a detenção em Madri de um advogado com cidadania brasileira e espanhola que era procurado pela justiça do Brasil, acusado de operações de lavagem de dinheiro no escândalo de corrupção na Petrobras. O homem de 43 anos, acusado por lavagem de dinheiro, suborno de funcionários e por integrar uma organização criminosa, foi identificado pelas autoridades espanholas com as iniciais R.T.D.

De acordo com a Guarda Civil ele foi detido em um hotel da capital espanhola. R.T.D. era advogado da empreiteira Odebrecht e é investigado pelas autoridades brasileiras por suposta lavagem de dinheiro da Petrobras, com o desvio de mais de 50 milhões de reais a diversos partidos políticos, afirma um comunicado da Guarda Civil.

[SAIBAMAIS]A nota afirma que ele teria sido "responsável pelo pagamento de comissões como contrapartida à concessão de contratos de obras públicas e privadas, tanto no Brasil como no exterior". A imprensa brasileira anunciou a prisão do advogado, identificado como Rodrigo Tacla Duran, na sexta-feira.

O advogado, que fugiu em abril para os Estados Unidos, é objeto de um pedido de extradição do Brasil e está à disposição da justiça espanhola, segundo um porta-voz da Guarda Civil. Agora um juiz deve decidir sobre a extradição.

A operação Lava Jato investiga o escândalo da Petrobras, o maior caso de corrupção da história do Brasil, no qual políticos, empresários e funcionários da empresa cometeram fraudes envolvendo contratos entre a estatal e um grupo formado pelas maiores empreiteiras do país com o objetivo de desviar dinheiro para os partidos políticos.

Deflagrada em 2014, a Lava Jato já colocou na prisão vários empresários, banqueiros e dirigentes do PT, além de políticos do PMDB e PP, e se transformou em foco permanente de tensão para a classe política brasileira.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação