Politica

Gilmar Mendes discorda de Moro e defende debate sobre abuso de autoridade

Para o ministro do STF, lei pode ser reformulada para conter excessos de membros do Judiciário

Natália Lambert
postado em 01/12/2016 13:39

Ministro do STF Gilmar Mendes

Presente ao debate sobre o Projeto de Lei 280/2016, que reformula a Lei de Abuso de Autoridade, o ministro Gilmar Mendes discorda da opinião do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato. Para Mendes, esse é justamente o momento em que o Congresso precisa definir os crimes que configuram abuso de autoridade. ;Não compartilho da ideia de que este não é o momento azado para aprovar a lei. Qual seria o momento azado? Qual seria o momento adequado para discutir esse tema de um projeto que já tramita no Congresso há mais de sete anos?;, questionou.

;Acho, inclusive, Sérgio Moro, com toda a honestidade intelectual (...) A Lava Jato não precisa de licença especial para fazer suas investigações. Os instrumentos que aí estão são mais do que suficientes, como qualquer outra operação;, acrescentou o ministro.

"Mensagem errada"

Ao entregar um ofício ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), no qual sugere a inclusão de um artigo ao projeto que prevê uma salvaguarda a agentes da lei para que não sejam punidos por divergências em interpretações de fatos e provas, Sérgio Moro ponderou que, talvez, esse não seja o momento mais adequado para parlamentares alterarem a lei de abuso de autoridades. ;Uma nova lei de abuso de autoridade poderia ser interpretada como uma intenção de tolher as investigações (da Lava-Jato). O Senado pode passar uma mensagem errada à sociedade brasileira.;

Mendes citou diversos casos em que, de fato, ocorreram abuso de autoridade e defendeu a iniciativa de reformulação da lei. Entre os exemplos, o episódio de Abaetetuba (PA), em 2007, em que uma juíza manteve por 26 dias uma moça de 15 anos em uma cela com mais de 30 homens e a jovem foi sistematicamente violentada. Como pena, a magistrada Clarice Maria de Andrade foi suspensa por dois anos recebendo salário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação