Politica

Manifestantes se reúnem em todo o país para protestar contra corrupção

Segundo os organizadores, o protesto deve ocorrer em ao menos 200 cidades brasileiras. Os atos ganharam força depois que a Câmara dos Deputados alterou o pacote anticorrupção

postado em 04/12/2016 12:11

Na capital ao menos 6 mil pessoas, de acordo com a PM compareceram a Esplanada


Milhares de pessoas participam na manhã deste domingo (4/12) de protestos em ao menos 11 cidades brasileiras. Marcado pela redes sociais, o ato é contra as mudanças no projeto de lei que trata das 10 medidas de combate à corrupção e em Defesa a Operação Lava Jato. Vestidos de verde amarelo, os manifestantes também apoiam o juiz Sérgio Moro, e pedem a saída do presidente do Senado, Renan calheiros (PMDB-AL), e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo os organizadores, o protesto deve ocorrer em ao menos 200 cidades brasileiras.

No Rio de Janeiro, a concentração ocorre desde às 10h, na extensão da Orla de Copacabana. Antes da caminhada, os manifestantes fizeram um minuto de silêncio em homenagens às vítimas do acidente de avião com o time da Chapecoense, na Colômbia. Até o momento Polícia e nem organizadores divulgaram o número de participantes. Além da capital, manifestantes também estão concentrados em Niterói e Volta Redonda.

Na capital mineira, belo horizontinos manifestam na Praça da Liberdade, em frente a antiga sede do Governo de Minas. Vestidos de verde amarelo e com faixas, os manifestantes pedem a continuação da operação Lava Jato e declaram o apoio a juízes e promotores. A Polícia Militar não divulgará a quantidade de pessoas presentes no ato.

Na capital do país ao menos 6 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar compareceram a Esplanada dos Ministérios. Entre os atos, os manifestantes jogaram papeis com desenho de rato, fazendo alusão ao deputados que votaram a favor das alterações nas medidas de anticorrupção.

Em Belém, desde às 8h os manifestantes se concentram na avenida presidente Vargas, no centro da cidade. A Polícia Militar informou que não divulgará estimativa de público. No Recife (PE), uma caminhada começou por volta das 11h na Praia de Boa Viagem.

Em São Paulo (SP), a manifestação está marcada para 14h na avenida Paulista. Em todo o estado, manifestantes já começaram a protestar em Mogi das Cruzes, Indaiatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio Claro, Araçatuba, Campinas, Franca e Bauru.

Organizados por integrantes do Movimento Brasil Livre e do Vem pra Rua, os protestos ganharam força depois que a Câmara dos Deputados alterou o pacote anticorrupção defendido pela força-tarefa da Lava-Jato. Os procuradores que trabalham na operação chegaram a dizer que renunciarão caso o Senado mantenha o texto como votado pelos deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação