Politica

"Nós não temos um plano de segurança", afirma Eliana Calmon

Ex-corregedora nacional de Justiça afirma que a morosidade do Judiciário contribui para a superlotação em cadeias

Eduardo Militão
postado em 16/01/2017 06:00

Ao Correio, a ministra nega ser do Judiciário a maior parcela da culpa do colapso no sistema carcerário brasileiro

Eliana Calmon acordou cedo em Salvador para fugir do trânsito e embarcar para Brasília na última quarta-feira. Era o fim das férias na cidade onde mora em frente ao Farol da Barra. Aos 72 anos, a ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda recebe telefonemas com queixas de magistrados. ;Olha, agora sou só advogada;, explicou a uma senhora da Bahia que lhe telefonava com um problema na Justiça do Trabalho, horas depois de voar e chegar a um confortável apartamento na Asa Sul.

Ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e candidata derrotada a uma vaga no Senado pelo PSB em 2014 ; um convite de Marina Silva (Rede) e do ex-governador pernambucano falecido Eduardo Campos ;, Eliana quer distância da política. O objetivo agora é ;ganhar um pouco de dinheiro; para dar condições aos netos de morarem fora do país. ;Qual a expectativa?;, justifica. Para ela, o país está no fundo do poço. ;Os partidos são uma espécie de clube, onde têm as cartas marcadas: fundo partidário, secretarias para aquela meia dúzia que funciona em torno do partido.;

Em conversa com o Correio, a ministra nega ser do Judiciário a maior parcela da culpa do colapso no sistema carcerário brasileiro, embora reconheça entre os motivos para o caos a morosidade das decisões ; e não as decisões por prisões provisórias ; e a falta de magistrados e promotores que inspecionem presídios regularmente.

Apesar da instabilidade econômica e política e das revelações da Operação Lava-Jato que envolvem peças-chaves do governo federal, Eliana defende a permanência de Michel Temer no poder até o fim do período de transição, em 2018. Na opinião dela, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve separar as contas de campanha da chapa dele das da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2014, por exemplo, ela foi pessoalmente pedir a Emílio Odebrecht doação para a campanha ao Senado. Quanto ao melhor candidato para 2018, Eliana considera Marina Silva ;muito rígida e séria;, mas sem condições de gerenciar o país em um momento como este.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação