Politica

Após decisão de Rosso, Maia avança sobre a bancada do PSD

Candidato à reeleição, o atual presidente tenta se aproximar dos deputados do partido depois que Rogério Rosso liberou a bancada para votar com a própria consciência

Paulo de Tarso Lyra
postado em 18/01/2017 08:00
Rosso esteve ontem no Planalto para uma conversa com Temer: debate sobre a viabilidade da candidatura
Encurralado por parte do próprio partido, incluindo o futuro líder, Marcos Montes (PSD-MG), o ainda candidato a presidente da Câmara Rogério Rosso (PSD-DF) se vê obrigado a encarar o assédio de Rodrigo Maia (DEM-RJ) sobre a bancada. Concorrente à reeleição, Maia foi o primeiro candidato a pedir apoio explícito ao PSD após Rosso divulgar carta liberando os deputados para agirem com a própria consciência.

[SAIBAMAIS]Montes confirmou que vai procurar Maia nos próximos dias para levar as demandas dos deputados e ouvir as propostas. Estava prevista uma reunião ontem entre o futuro líder da bancada, Rosso e o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, que é o presidente nacional do PSD. Mas ela acabou não acontecendo.

;Tomei café com Kassab em São Paulo e ele não pediu para que eu retirasse a candidatura. Disse que entendia minha posição, mas adiantou que parte da bancada está preocupada com a questão da proporcionalidade e com uma vaga na Mesa Diretora;, disse Rosso. No fim do dia, o deputado do PSD esteve no Planalto para conversar com o presidente Michel Temer, assim como já fizeram Jovair Arantes (PTB-GO) e o próprio Maia.

Ao término do encontro, Rosso estava bem mais reticente sobre a viabilidade de sua candidatura. Mas tentou manter um discurso coerente contra a postura de Maia, que, segundo ele, tenta uma candidatura inconstitucional. Ele disse que pode até abrir mão da disputa em nome da unidade da base do governo, mas que jamais apoiará o candidato do DEM.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação