Politica

Eunício coloca em votação indicação de Alexandre de Moraes para o STF

O indicado ao STF pelo presidente Michel Temer teve seu nome aprovado na véspera pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado após uma longa sabatina

Agência Estado
postado em 22/02/2017 11:49
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), abriu no final da manhã desta quarta-feira (22/2), a sessão do plenário de votação da indicação do ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O indicado ao STF pelo presidente Michel Temer teve seu nome aprovado na véspera pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado após uma longa sabatina. Ele recebeu 19 votos a favor e sete contra, em votação secreta.

[SAIBAMAIS]Para ser apovado, Moraes terá de ter o apoio no plenário de, pelo menos, 41 dos 81 senadores. O indicado não deve acompanhar a sessão desta quarta-feira. Eunício já abriu o placar de votação secreta. Não houve, como é de praxe em votações de indicações, debates.

A sabatina na CCJ transcorreu sem sobressaltos. Os temas mais polêmicos foram trazidos logo no início da sessão pelo relator da indicação, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que também fez perguntas de internautas. De certa forma, isso esvaziou os questionamentos da oposição, que acabou repetindo as discussões. Ao todo, 32 senadores fizeram perguntas, em sua maioria da base aliada.

;Sem dificuldades;

O presidente do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), considerou que a indicação de Alexandre de Moraes não enfrentará dificuldades na votação prevista para ocorrer no plenário da Casa. Para que tenha o nome confirmado para o Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes precisa de, no mínimo, 41 votos dos 81 senadores.

"O ministro Alexandre demonstrou ontem (terça-feira) tranquilidade, paciência, capacidade técnica e acho que o ele não terá nenhuma dificuldade de aprovação no plenário", afirmou Eunício ao chegar ao Senado.

A expectativa do presidente da Casa é de uma votação rápida. Segundo ele, o ideal é que se registre um quórum relativamente alto para que a indicação de Moraes não corra risco.

"A votação secreta não cabe discussão e nem encaminhamento aberto de líderes. Vou avaliar os senadores que estarão presente para votar. Acho que o ideal é esperar um quórum alto para que o ministro não corra risco em relação à sua aprovação ou não. Espero que seja rápida", disse.

O senador informou que conversou por telefone com Alexandre de Moraes na manhã desta quarta e que a previsão é que ele fique em casa e não compareça à sessão.

Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Michel Temer, o ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na noite desta terça-feira, 21, após uma sabatina que durou quase 12 horas. Ele recebeu 19 votos a favor e sete contra, em votação secreta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação