Politica

Alexandre de Moraes vai tomar posse como ministro em 22 de março

O nome do ministro foi aprovado nesta quarta-feira, por 19 votos a sete

Margareth Lourenço - Especial para o Correio
postado em 22/02/2017 19:55
Alexandre de Moraes foi sabatinado no Senado na terça-feira
A posse do agora ministro Alexandre Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para 22 de março. Em sucessivas decisões rápidas, fim da tarde desta quarta-feira (22/2), assim que foi divulgada uma edição extra do Diário Oficial da União, confirmando o nome de Moraes para a mais alta Corte do país, o ex-líder da pasta da Justiça esteve na sede do STF. Entrou pela porta da frente e falou com os ministros Edson Fachin, Luz Carlos Barros e Luiz Fux, de acordo com informações de assessores do Tribunal. Ele permaneceu na sede do STF por cerca de 40 minutos. À saída, não esclareceu aos repórteres sobre sua visita.

Leia mais notícias em Política
Após ser sabatinado por mais de 12 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em um processo que terminou no fim da noite de terça-feira (21/2), seu nome foi aprovado por 19 votos a sete.

Hoje de manhã, Moraes foi referendado pelos Senadores em plenário e logo em seguida a aprovação foi encaminhada ao presidente da República, Michel Temer. Com a publicação do seu nome no DOU, fica oficializado para a vaga deixada por Teori Zavascki.
Daqui um mês, Moraes herda cerca de 7 mil processos do acervo do ministro que morreu em janeiro deste ano. Ele ingressa na 1; turma que é presidida pelo ministro Marco Aurélio e ainda integrada pelos ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, além da ministra Rosa Weber Os processos da Operação Lava-Jato, que estavam sob relatoria do ministro Teori, foram passados para o ministro Edson Fachin, que mudou da primeira para a segunda turma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação