Politica

Após desmaio, hospital descarta AVC em presidente do Senado

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) sofreu um desmaio durante a madrugada e foi internado na UTI de hospital em Brasília

Jacqueline Saraiva
postado em 27/04/2017 13:52
Eunício sofreu um desmaio durante a madrugadaO presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) passou por exames durante toda a manhã desta quinta-feira (27/4) e, segundo a equipe médica que cuida do senador, foram afastados acidente vascular cerebral (isquêmico ou hemorrágico) e encefalite viral. Eunício Oliveira permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, sem previsão de alta, mas está consciente e orientado (leia nota abaixo).
Em nota, divulgada no começo da manhã, o Senado comunicou que o parlamentar teve um desmaio durante a madrugada. Ele havia enfrentado um dia agitado no Senado, em que foram aprovadas em plenário a lei do abuso de autoridade e o fim do foro privilegiado. Eunício foi atendido primeiramente na Clínica Daher, no Lago Sul, e depois encaminhado ao hospital.

Cirurgia

Em fevereiro deste ano, o presidente do Senado passou por uma pequena cirurgia para a retirada da vesícula. De acordo com a assessoria do parlamentar na época, ele sofreu uma [SAIBAMAIS]"crise de colecistite aguda com obstrução por cálculos na via biliar principal". Após exames, a equipe médica decidiu realizar o procedimento cirúrgico, que ocorreu sem problemas.


Eunício Oliveira foi eleito presidente do Senado em fevereiro, com 61 votos, contra dez do concorrente, o senador José Medeiros (PSD-MT), e outros dez votos em branco. O senador havia sido indicado pelo seu partido, que tem a maior bancada da Casa. Ele deve ocupar o cargo no biênio 2017-2018.

Entenda

O acidente vascular cerebral ocorre quando há entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Isso provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea. A diferença entre o AVC isquêmico e o hemorrágico é que o segundo ocorre após rompimento de um vaso, não do entupimento. A obstrução da artéria pode ocorrer por um trombo (coágulo de sangue).
Nota do hospital sobre o estado de saúde de Eunício
Com informações de Natália Lambert e Rodolfo Costa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação