Politica

Temer contra-ataca e denuncia provas 'manipuladas' para tirá-lo do poder

Presidente Michel Temer alegou neste sábado (20/5) que as provas apresentadas contra ele foram manipuladas

Agência France-Presse
postado em 20/05/2017 17:31

Michel Temer decidiu resistir à enxurrada de acusações de corrupção e aos pedidos de renúncia

O presidente Michel Temer decidiu resistir à enxurrada de acusações de corrupção e aos pedidos de renúncia feitos por sua própria base aliada alegando, neste sábado (20/5), que as provas apresentadas contra ele foram manipuladas.

[SAIBAMAIS]

As acusações se baseiam em uma "gravação clandestina manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos", afirmou. "Continuarei à frente do governo", assinalou o presidente, em seu segundo pronunciamento à nação desde que o jornal O Globo revelou, na última quarta-feira, o conteúdo de uma gravação em que Temer dava um suposto aval a um empresário para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso por corrupção.

Leia mais notícias em Política

As acusações se baseiam, principalmente, em delações premiadas de executivos da gigante mundial da alimentação JBS, entre eles seus donos, Joesley e Wesley Batista. O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu uma investigação sobre o caso, e a Procuradoria-Geral da República acusou Temer ontem de obstrução da Justiça para impedir o avanço da operação Lava Jato.

O presidente afirmou que "não existe isso na gravação, mesmo tendo sido ela adulterada. E não existe porque nunca comprei o silêncio de ninguém", assinalou, em um discurso sem direito a perguntas. Citando uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o presidente disse que sua conversa com Joesley Batista foi editada, e que a gravação "foi incluída no inquérito sem a devida e adequada averiguação".

Por isso, prosseguiu, "estamos entrando com petição no STF para suspender o inquérito proposto, até que seja verificada em definitivo a autenticidade da gravação clandestina". Em sua defesa, o presidente chamou Joesley de "falastrão" e disse que não acreditou na narrativa do empresário de que teria segurado juízes.

Temer foi além e assinalou que o empresário cometeu "o crime perfeito", porque, ciente do caos que sua gravação geraria no país, obteve um lucro milionário "em menos de 24 horas" ao vender ações e comprar milhões de dólares antes da queda dos mercados na última quinta-feira.

"O autor do grampo está livre e solto, passeando pelas ruas de Nova York", criticou o presidente.

Erosão política

Temer tenta conter a erosão de sua maioria no Congresso, que, até agora, permitiu a votação das polêmicas medidas de austeridade com as quais espera tirar o país da pior recessão de sua história. Neste sábado (20/5), o PSB decidiu deixar o governo.

"Vamos pedir a renúncia imediata do presidente", declarou o membro da Executiva e deputado Júlio Delgado, após uma reunião do partido em Brasília. O partido tem 35 deputados e o Ministério de Minas e Energia, cujo titular ainda não se sabe se pedirá demissão ou será expulso do partido.

Partidos políticos, sindicatos e organizações sociais convocaram para este domingo protestos em todo o país sob o lema "Fora, Temer". O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (20/5) que Michel Temer tem que deixar o cargo "logo", e considerou que seu substituto deve ser definido por eleições diretas.

"Nós queremos que o Temer saia logo, mas não queremos um presidente eleito indiretamente", disse Lula durante a posse dos novos integrantes do diretório municipal do PT em São Bernardo do Campo, São Paulo. "O que queremos é uma eleição direta", proclamou Lula, que, segundo as pesquisas de opinião, era o favorito, semanas atrás, para vencer as eleições presidenciais de outubro de 2018, apesar das investigações por corrupção.

Este foi o primeiro pronunciamento do ex-presidente desde o escândalo das delações da JBS. Lula disse que "o golpe" que pôs fim, em 2016, ao mandato de sua sucessora, Dilma Rousseff, revelou-se "uma mentira" e levou o país à crise atual. Depois de convidar os presentes a comparecer neste domingo à Avenida Paulista para pedir eleições diretas, Lula, 71, indicou, pela primeira vez, que talvez não possa se candidatar novamente, porque isto "vai depender de muita coisa". O ex-sindicalista, 71, disse que o fará apenas se "a Justiça e sua saúde" permitirem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação