Politica

Nomeação de Torquato e exoneração de Serraglio são publicadas no DOU

A posse do novo ministro da Justiça está marcada para as 15 horas

Agência Estado
postado em 31/05/2017 09:00
A nomeação de Torquato Lorena Jardim para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (31/5). Jardim deixa o comando do Ministério da Transparência e assume o posto no lugar de Osmar Serraglio, cuja exoneração também veio publicada no documento. A posse do novo ministro da Justiça está marcada para as 15 horas.

A ida de Jardim para a Justiça ocorre três dias depois do anúncio da mudança pelo Palácio do Planalto, no domingo. A ideia do governo era fazer uma troca de titulares entre as duas pastas, mas a tentativa não deu certo. Na terça, Osmar Serraglio, que foi desalojado do primeiro escalão do governo sem aviso prévio, decidiu não aceitar a oferta de assumir a Transparência, de onde saiu Jardim.

[SAIBAMAIS]Serraglio ficou chateado por ter sido informado da decisão do governo de tirá-lo da Justiça pela reportagem da Coluna do Estadão e ter a confirmação de sua demissão da pasta por meio de um telefonema do líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP). O presidente Michel Temer não o procurou para explicar a troca.

O ex-ministro agora reassume seu mandato de deputado federal pelo PMDB do Paraná, retirando, pelo menos por ora, o foro privilegiado de Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), suplente de deputado pelo Estado do Paraná e que é investigado no mesmo inquérito de Temer no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto recebimento de propina e outros crimes de corrupção. Como suplente, Loures ocupava a vaga deixada por Serraglio na Casa. Antes, foi assessor de Temer no Planalto.

Com isso, o Ministério da Transparência ficará sob o comando interino do secretário executivo da pasta, Wagner Rosário, funcionário de carreira da antiga Controladoria-Geral da União (CGU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação