Politica

Defesa de Temer formaliza no STF pedido para adiamento das respostas da PF

Segundo os advogados, a Polícia teve seis dias para formular as perguntas, então o presidente também precisa de um prazo maior

Rodolfo Costa
postado em 06/06/2017 16:47
A defesa do presidente da República, Michel Temer, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (6/6) requerimento para que as respostas às 82 perguntas da Polícia Federal sobre o inquérito em andamento na Suprema Corte sejam feitas até a próxima sexta-feira ou sábado (9 ou 10).
Os advogados de Temer entendem que, como a Polícia Federal teve seis dias para formalizar as perguntas, o peemedebista também deve ter direito de um prazo maior para a formação das respostas.
"A Autoridade Policial demorou seis dias para a elaboração dos quesitos, pois recebeu os autos em 30 de maio de 2017 e os devolveu em 5 de junho. Para ele, reitere-se, foi fixado prazo de um único dia", pondera o advogado Antônio Cláudio Mariz.
A defesa ainda argumenta que a responsabilidade de responder as perguntas é mais complexa do que a elaboração delas. ;Portanto, é necessário que o presidente disponha de um prazo razoável;, ressalta o advogado.
A análise de cada uma das 82 indagações, enfatiza a defesa, imporá um grande esforço ;que não poderá descuidar das obrigações inerentes ao cargo;. ;Dentre as quais a de cumprir a sua carregada agenda, marcada por compromissos que lhe ocupam mais de 15h por dia;, sustentou Mariz.
Os advogados reforçam, ainda, que, além da ;complexidade e surpreendente quantidade de quesitos formulados;, os questionamentos foram feitos antes mesmo da conclusão da perícia do áudio gravado entre Temer e o empresário Joesley Batista, um dos delatores da J.
O requerimento foi formalizado diretamente para o relator do inquérito no STF, ministro Edson Fachin. Tal petição, por sua vez, foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR).
As perguntas foram entregues ontem pela PF à defesa de Temer, às 16h30. São questões que não abordam apenas o áudio da conversa entre Temer e Batista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação