Politica

Temer faz pronunciamento um dia após ser denunciado por corrupção passiva

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, usou como base o relatório parcial da Polícia Federal sobre as delações dos executivos da JBS

postado em 27/06/2017 15:46
O presidente da República Michel Temer faz declaração à imprensa na tarde desta terça-feira (27/6), um dia após ser denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção passiva. Para fazer a denúncia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se baseou no relatório parcial da Polícia Federal concluído na semana passada sobre as delações dos executivos da JBS.

De acordo com Janot, Temer e Rodrigo Rocha Loures, que também foi denunciado, desvirtuaram os cargos que exerciam visando apenas os próprios interesses escusos e particulares. "São graves os ilícitos praticados pelos acusados", disse. "É fundamental que eles reparem os cofres públicos". Janot pede que Temer pague R$ 10 milhões e Rocha Loures, R$ 2 milhões. "Ao invés de usar o cargo para servir ao país, eles estão usando o cargo para servir a si próprios".
A ação proposta pelo procurador-geral não pode ser aberta diretamente pelo Supremo. O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte máxima, terá de enviar a acusação formal do procurador à Câmara, Casa que pode autorizar a abertura do processo contra o presidente ; é necessária a aprovação de dois terços dos 513 deputados.

Assita ao pronunciamento

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação