Politica

Temer responde a perguntas feitas pela defesa de Eduardo Cunha

Presidente confirmou que Moreira Franco foi indicação do PMDB para a presidência da Caixa

Renato Souza
postado em 18/07/2017 19:12
Presidente confirmou que Moreira Franco foi indicação do PMDB para a presidência da Caixa
O presidente da República, Michel Temer, respondeu nesta terça-feira (18/7) as perguntas feitas pela defesa do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no processo que envolve acusações de que um grupo político agia para influenciar a liberação de recursos do Fundo de Investimento do Fundo Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS). Temer afirmou que a indicação de Moreira Franco para a vice-presidência de Fundos e Serviços da Caixa foi realizada pelo PMDB, no período em que ele era presidente da sigla.

De acordo com informações prestadas em acordos de delação premiada firmados com o Ministério Público, um grupo político atuava para facilitar o repasse de recursos do fundo para empresas integrantes do esquema. Em troca, os agentes políticos recebiam propina dos contratos firmados entre o banco público e empresários. "A indicação do senhor Moreira Franco foi feita pelo PMDB no período de minha presidência, durante o governo do presidente Lula", afirmou Temer no documento enviado para a 10; Vara Federal de Brasília.
[SAIBAMAIS] Quando perguntado se recebeu André Souza, que foi até 2012 representante do conselho do FI-FGTS, o presidente da República afirmou que "recebeu diversos empresários, acompanhados de políticos e não se recorda do nome de todos". Eduardo Cunha é réu na ação penal junto do ex-ministro e também ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, o doleiro Lúcio Funaro e o sócio de Funaro, Alexandre Margotto.

No começo do mês, o ex-presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou que Michel Temer integrava o grupo do ex-presidente de Cunha para influenciar repasses do fundo de investimentos. A declaração foi realizada em audiência por meio de videoconferência à Justiça Federal de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação