Politica

Debate sobre reforma política na Câmara é cancelado por falta de consenso

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcaram jantar na residência oficial do Senado para discutir com alguns dos integrantes da comissão especial as modificações mais urgentes para as eleições do ano que vem

Agência Estado
postado em 08/08/2017 14:57
O debate da reforma política, que seria retomado nesta terça-feira (8/8), pela Câmara, foi cancelado. O presidente de duas das três comissões que analisam mudanças na legislação eleitoral, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), disse que um encontro marcado para essa noite deve afinar os assuntos a serem discutidos e votados nos próximos dois dias. Não há consenso sobre as alterações legais.


[SAIBAMAIS]O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcaram jantar na residência oficial do Senado para discutir com alguns dos integrantes da comissão especial as modificações mais urgentes para as eleições do ano que vem. Entre elas, estão a criação de um Fundo Eleitoral de R$ 3,5 bilhões para bancar as campanhas e a adoção de um novo modelo de votação.

"O Rodrigo Maia me ligou pedindo para não marcarmos compromissos para a noite. Diante dessa reunião, eu vou trabalhar para não votar hoje", disse Vieira Lima.

Liderado pelo deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), um grupo suprapartidário decidiu votar uma emenda mudando a forma de eleição dos cargos do Legislativo para sistema majoritário no ano que vem, o chamado "distritão", em que são eleitos apenas os mais votados em cada Estado.


O relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) propõe manter as regras atuais de eleição proporcional em 2018 e adotar um modelo misto (com mais votados e lista pré-ordenada) a partir de 2020. O texto deve ser ligeiramente alterado para excluir, por exemplo, a "emenda Lula".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação