Politica

Deputados batem boca na comissão da reforma política na Câmara

Sessão de ontem também teve desentendimentos entre os parlamentares

Bernardo Bittar, Alessandra Azevedo
postado em 10/08/2017 15:43
[VIDEO1]
Os deputados da comissão especial que analisa a reforma política na Câmara dos Deputados se exaltaram após quatro horas de discussão nesta quinta-feira (10/8). A confusão começou quando o presidente do colegiado, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), sugeriu que votaria de forma simbólica os destaques que faltam para que a matéria seja enviada ao plenário.


"Não adianta gritaria no meu pé de ouvido. Sou uma pessoa muito tranquila", disse Vieira Lima. A declaração foi seguida de mais gritos e algumas declarações de que votar assim seria "golpe". Parlamentares da oposição defendem que a votação não pode ser simbólica porque há um acordo de que matérias mais importantes seriam votadas de forma nominal.

Já o presidente da comissão afirma que "ficou decidido que seria de competência do presidente dizer se seria nominal ou não.

A reunião, que começou às 11h, continua no plenário 2 da Câmara. Os deputados seguem debatendo a melhor forma de votação.
Se, hoje, os parlamentares se exaltaram, ontem o clima na Comissão Especial era outro. Após quase 10 horas de sessão, nem o presidente, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) nem o relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), perderam o bom humor.
Vieira Lima fez chacota com alguns partidos, quando, nos encaminhamentos de voto, líderes fizeram discursos elogiosos à sigla que pertencem. Também brincou com os assessores parlamentares, aparentemente desinformados com detalhes da longa sessão. ;Ninguém aqui está me ajudando. Vamos, gente. Vocês precisam trabalhar. Todos aqui ganham muito bem;, disse, em tom de brincadeira.
Em determinado momento, um deputado de Pernambuco chamou o presidente da sessão de ;inconveniente;, justificando-se pela tradicional rixa entre baianos e pernambucanos. Ainda bem-humorado, o presidente disse: ;falta a vocês a calma de quem nasce na Bahia. Vossa excelência ainda nem ouviu o que tenho a dizer e já me chama de inconveniente... Se acalme, deputado;, comentou.
A votação da PEC que prevê a Reforma Política está prevista para ser concluída ainda hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação