Politica

Especialistas debatem formas de combater o contrabando no Brasil

Para participantes de seminário realizado no Correio Braziliense, é preciso fiscalizar melhor as fronteiras e ser menos tolerante com os pequenos delitos

Hamilton Ferrari
postado em 15/08/2017 12:36
Participantes de um seminário sentados em cadeiras no palco enquanto um deles, de pé, fala ao microfone
Especialistas debateram, na manhã desta terça-feira (15/8), soluções para o comércio ilegal no seminário ;O Brasil que nós queremos: Unidos pelo fim do contrabando e da criminalidade;, apoiado pelo Correio.

Para Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), entre os entraves para coibir esse tipo de crime estão a falta de compartilhamento das informações de segurança pública e as falhas na fiscalização das fronteiras. ;Não temos compartilhamento de informação. Então, internamente, já temos dificuldade de não termos uma política integrada. Não temos uma política nacional de segurança e também não temos uma governança de fronteira;, declarou o ministro. ;Estaremos enxugando gelo nas grandes cidades enquanto não combatermos o crime organizado nas fronteiras;, completou.

Já o deputado Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, avaliou que o principal desafio não é mudar a lei, mas, sim, a cultura de tolerância com pequenos crimes. ;O contrabando é extremamente nocivo, porque financia o crime organizado, deteriora o mercado de trabalho formal e prejudica o ambiente de negócios;, afirmou.

Sem fronteiras


Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, declarou que a prática ilícita não tem fronteiras. Segundo ele, o contrabando e a criminalidade não reconhece bandeiras e nação, são ;transacionais;. O chefe da pasta defendeu que é preciso conhecer o fluxo comercial da mercadoria ilegal.

;Não tem geração espontânea. É narcotráfico? Tem lavagem de dinheiro? Provavelmente que sim, mas o importante é que é preciso conhecer o financiador e a rota de chegada. É preciso estrangular e onerar o custo benefício de quem financia. Temos que quebrar a vantagem do ilícito;, disse.

Torquato reconhece que o desafio é tornar o combate às práticas uma prioridade no orçamento. ;É preciso um fundo político de segurança pública. Não é gasto, é investimento. O retorno é muito maior que o investimento em segurança pública. É preciso criar uma força nacional permanente;, defendeu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação