Politica

Com a intenção de ser "mais que um partido", PMDB retoma o nome MDB

A sigla MDB foi usada entre 1966 e 1979, durante a ditadura militar. Era, na época, o único partido de oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena)

Alessandra Azevedo
postado em 16/08/2017 13:47
Entrevista com Romero Jucá, presidente do Partido PMDB (15/02)
Após reunião da executiva do PMDB na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16/8), o líder do partido, senador Romero Jucá (RR), afirmou que o PMDB, cuja sigla significa Partido do Movimento Democrático Brasileiro, voltará a ser apenas Movimento Democrático Brasileiro (MDB), como era na época da ditadura militar. Segundo ele, a intenção da retirada da palavra ;partido; é ;resgatar a memória histórica; e acabar com ;o último resquício da ditadura;.
A mudança, segundo Jucá, será oficializada em 27 de setembro, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será comunicado ainda nesta quarta-feira. Os nomes de partidos podem ser ajustados a qualquer momento, o importante é aprovar a mudança em convenção, lembrou Jucá.

;Estamos apenas resgatando essa questão histórica. Não estamos mudando o nome do partido. Só não vai ter ;partido; antes porque é desnecessário;, explicou. A sigla MDB foi usada entre 1966 e 1979, durante a ditadura militar. Era, na época, o único partido de oposição à Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Segundo o senador, o objetivo da legenda é ser ;muito mais que um partido;. ;Não queremos ser um partido, queremos ser uma força política;, declarou. Apesar de ter alegado que a mudança "não tem nada a ver com disputa eleitoral", Jucá afirmou que pretende "ganhar as ruas" com uma nova programação, que inclui bandeiras regionais e nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação