Politica

Cândido Vaccarezza é preso em nova fase da Operação Lava-Jato

Pela primeira vez, a Operação Lava-Jato deflagrou duas fases ao mesmo tempo, em São Paulo e no Rio de Janeiro

postado em 18/08/2017 07:43
Cândido Vaccarezza é suspeito de receber propina da  Odebrecht
O ex-lider do governo Lula e Dilma e ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, ex-PT, foi preso temporariamente em nova fase da Operação Lava-Jato em São Paulo. Nesta sexta-feira (18/8), a Lava-Jato realiza, pela primeira vez, duas fases ao mesmo tempo. As 43; e 44; etapas, Operação Sem Fronteiras e Operação Abate, respectivamente, ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foram cumpridas 46 ordens judiciais distribuídas em 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e 6 mandados de prisão temporária em São Paulo (SP), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Vaccarezza é suspeito de receber propina da empresa Odebrecht, de acordo com inquérito autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na chamada Operação Sem Fronteiras é investigada a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira. Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo criminoso que era apadrinhado por ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.

Veja a lista de mandados nas 43; e 44; etapas da Lava-Jato


Operação Abate

São Paulo (SP)

1 mandado de prisão temporária
3 mandados de condução coercitiva
6 mandados de busca e apreensão

Santos (SP)

2 mandados de condução coercitiva
2 mandados de busca e apreensão

Rio de Janeiro (RJ)

3 mandados de prisão temporária
5 mandados de condução coercitiva
14 mandados de busca e apreensão

Operação Sem Fronteiras


Rio de Janeiro (RJ)

2 mandados de prisão temporária
1 mandado de condução coercitiva
17 mandados de busca e apreensão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação