Politica

Marun: reforma da Previdência vai atrasar 20 ou 30 dias com nova denúncia

Vice-líder do governo diz que denúncia é frágil e será derrubada com tranquilidade na Câmara

Rosana Hessel
postado em 14/09/2017 22:36
Deputado Carlos Marun
A nova denúncia do Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer deverá atrasar o início da apreciação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados de 20 a 30 dias, avisou o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) foi ao Palácio do Planalto. Segundo ele, essa nova denúncia ;já atrapalhou; o avanço da mudança das regras das aposentadorias.
;Mais uma vez vamos atrasar 20 ou 30 dias. Vamos lá para o meio de outubro o reinicio da discussão dessa reforma na Câmara. É possível aprovarmos, mas avanço da reforma se coloca diante de mais um obstáculo;, admitiu o vice-líder do governo, acrescentando que, se não fosse a primeira denúncia em maio, a reforma já teria sido aprovada. ;Se o objetivo era atrasar a reforma, foram vitoriosos;, disse.
Marun disse que Temer recebeu a nova denúncia de corrupção e de formação de quadrilha feita contra ele pela PGR ;com tranquilidade;. ;É uma denúncia frágil, sem provas, baseada num áudio que não compromete o presidente, e que foi gravado ilicitamente, e no testemunho de um colaborador que não merece crédito até porque está fazendo uma segunda delação;, afirmou ele, dando ;nota máxima; ao presidente. ;Temos um procurador que de uma maneira insana busca o resultado que de uma forma desrespeitosa à PGR;, frisou.
O deputado defendeu a manutenção dos ministros também denunciados por Janot: Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-geral da Presidência), apesar de Temer garantir, no início do ano, que afastaria qualquer ministro que fosse denunciado porque o contexto é outro. ;É evidente um espírito de retaliação e um espírito político e até no sentido de melar as reformas que surgiu num áudio e não havia esse espírito naquele momento;, afirmou ele, acrescentando que não se arrepende por ter defendido o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Para Marun, a denúncia da PGR contra Temer não vai conseguir ser acatada na Câmara. ;Quem quiser derrubar o presidente precisa conseguir 342 votos. Posso afirmar com a mais absoluta tranquilidade que, mais uma vez, a oposição não vai chegar nem perto desse numero de votos. Não existe o mínimo risco que, baseado em uma denúncia como essa, o presidente venha ser afastado;, completou. ;Temos pressa e gostaríamos que ela rapidamente chegasse ao Parlamento para que pudéssemos também o mais rapidamente derrotá-la. Mas temos que considerar os aspectos jurídicos;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação