Politica

'Eu fui mexer com os poderosos e estou aqui', protesta Joesley

Ele não apontou os nomes dos "poderosos" que denunciou, mas se referia ao presidente Michel Temer (PMDB) e ao senador Aécio Neves (PSDB), a quem teria destinado valores em propinas

Agência Estado
postado em 15/09/2017 18:32
O empresário Joesley Batista, delator da JBS, disse nesta sexta-feira (15/9), em audiência de custódia na Justiça Federal em São Paulo, que por ter denunciado "poderosos" acabou na prisão. "Eu fui mexer com os poderosos, com os donos do poder, e estou aqui", desabafou Joesley - segundo reportagem da Globo News -, ao juiz João Batista Gonçalves, da 6.; Vara Criminal Federal, que decretou sua prisão preventiva por suposto uso de informações privilegiadas de sua própria delação premiada no mercado financeiro para auferir lucros milionários.


[SAIBAMAIS]Ele não apontou os nomes dos "poderosos" que denunciou, mas se referia ao presidente Michel Temer (PMDB) e ao senador Aécio Neves (PSDB), a quem teria destinado valores em propinas.

Joesley foi preso domingo em outra frente de investigação, por suposta violação ao acordo de delação que firmou com a Procuradoria-Geral da República.

Inicialmente, o empresário tinha contra si mandado de prisão temporária, por cinco dias. Nesta quinta-feira (14/9), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, converteu em preventiva o regime de prisão imposto ao delator, acolhendo pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Na quarta-feira (13/9), o juiz João Batista Gonçalves ordenou a prisão preventiva de Joesley e de seu irmão Wesley, executivo do Grupo J, na Operação Acerto de Contas, desdobramento da Tendão de Aquiles, que investiga o uso de informações privilegiadas no mercado.

Na audiência de custódia, quando o juiz o informou sobre a ordem de prisão, Joesley disse que Janot praticou um "ato de covardia" "Depois de todas as informações que passamos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação