Politica

'Excrescência', diz Lula sobre acusação de venda de medida provisória

Lula, condenado a nove anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, é réu em outros seis processos

Agência Estado
postado em 21/09/2017 15:25
Lula, condenado a nove anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, é réu em outros seis processosO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (21/9), que a aceitação da denúncia contra ele e o ex-ministro Gilberto Carvalho por corrupção passiva acusados de vender uma Medida Provisória é a "excrescência, da excrescência da excrescência" e chamou os delegados da Polícia Federal de analfabetos políticos.

"Essa da Medida Provisória é a excrescência da excrescência da excrescência", disse Lula, na manhã desta quinta-feira, durante evento de lançamento da plataforma colaborativa "O Brasil que queremos", da Fundação Perseu Abramo, em um hotel no centro de São Paulo.

Na terça-feira (19/9), o juiz Valisney de Oliveira, da 10; Vara Federal em Brasília, tornou Lula, Carvalho e outras cinco pessoas réus pela suposta venda da MP 471 que, em 2009, prorrogou incentivos fiscais para a indústria automotiva nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oste.

Pouco antes da fala do presidente o vereador Eduardo Suplicy fez uma defesa enfática de Lula e Carvalho. "Como eles podem ser acusados de vender uma MP editada pelo Fernando Henrique Cardoso e relatada pelo José Carlos Aleluia, do DEM?", questionou Suplicy.

Lula, condenado a nove anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, é réu em outros seis processos.

O ex-presidente disse ter se queixado com o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, sobre a má formação política dos delegados da corporação.

"Fui prestar depoimento para o delegado e depois que acabou a conversa estava o José Eduardo Cardozo, que era ministro da Justiça, estava o diretor da Polícia Federal e eu disse: acho que vocês estão com um problema, vocês precisam dar uma formação política para estes delegados, porque são verdadeiros analfabetos políticos, são, não conhecem nada do processo político e é preciso cuidar disso porque vocês têm jovens bem intencionados, às vezes bem formados, que o pai financiou dois anos em casa só estudando para fazer um concurso, fez um concurso e pronto, virou o julgador do mundo", disse o ex-presidente.

De acordo com Lula, falta "grandeza" a seus acusadores para admitir que estão errados. "Eles conseguem jogar lama nas pessoas e depois não conseguem pedir desculpas porque pedir desculpas é uma palavra grande. Só pede desculpa e reconhece o erro que tem grandeza e não é todo mundo que tem grandeza", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação