Politica

'Estamos convictos de que Lula será nosso candidato', diz Gleisi

Gleisi também negou que a legenda avalie boicotar o processo eleitoral, caso Lula seja, de fato, impedido de concorrer à Presidência

Agência Estado
postado em 21/09/2017 16:24
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018, mesmo que venha a ter alguma condenação ratificada em segunda instância, afirmou a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

"Temos certeza de que ele será candidato, independente da sentença do Tribunal Regional Federal da 4.; região. Até porque temos precedentes que foram julgados e foi dado do direito de a pessoa ser candidata, mesmo julgada em segunda instância", afirmou.

Gleisi também negou que a legenda avalie boicotar o processo eleitoral, caso Lula seja, de fato, impedido de concorrer à Presidência. "Seria uma fraude uma eleição sem Lula, mas estamos convictos de que ele será nosso candidato", afirmou. Ainda sobre a candidatura do ex-presidente, ela voltou a afirmar que não há "plano B" para a formação da chapa. "Quero dizer de uma vez por todas que não existe plano B. Isso é invenção dos nossos adversários, que têm interesse que o PT participe no processo com um nome mais fraco, pois eles sabem que Lula sairá vencedor se concorrer", disse.

Palocci


Ainda em tratativas para firmar acordo de delação premiada, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci poderá ser suspenso da sigla por 60 dias, enquanto é avaliada a expulsão definitiva, disse Gleisi. "O Diretório de Ribeirão Preto no interior de São Paulo já abriu um processo para julgá-lo na Comissão de Ética e temos uma proposta de resolução a ser discutida, que é a suspensão de Palocci. É uma possibilidade prevista em nosso estatuto e ocorreria por um prazo de 60 dias."

Pesquisas


O resultado da última pesquisa de intenção de voto apresentada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT)/MDA foi celebrado pela presidente nacional do PT e senadora pelo Paraná. "Mesmo com toda a desconstrução e carga de mentiras sobre o partido, o Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas. Isso é muito importante e aumenta nossa responsabilidade", disse.

Centro esquerda


Gleisi afirmou ainda que o PT já abriu conversas e procurou partidos de centro-esquerda no espectro político com vistas às eleições. "Independente da manutenção da candidatura de outros partidos, vamos procurar todas as siglas de centro-esquerda, pela responsabilidade que este campo tem na construção do País. O PT tem, inclusive, esse dever, como o maior partido da esquerda brasileira", afirmou.

A senadora confirmou contatos com o PCdoB, PSB, PDT. "Também fiz um convite de conversa ao PSOL. Não é que estamos fazendo aliança, é um diálogo que eu procurei iniciar", explicou Gleisi. "Quem sabe desse processo de conversa a gente possa ter uma construção conjunta, seja de uma base programática, seja de uma candidatura."

Ciro


O convite de conversa ao PDT, explicou Gleisi, foi feito mesmo diante da postura crítica de Ciro Gomes ao PT e ao ex-presidente Lula. "Conhecemos a personalidade do ex-ministro Ciro Gomes, ele sempre fala as coisas no calor do momento, é muito reativo, então temos que saber diferenciar."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação