Politica

Procuradores reagem a críticas de Gilmar Mendes contra Rodrigo Janot

Gilmar defendeu que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão

Agência Estado
postado em 22/09/2017 11:24
Essa foi a manifestação mais dura já feita pelo ministro Gilmar MendesOs procuradores da República reagiram à manifestação mais dura já feita pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que na sessão plenária da Corte, na quarta-feira (20/9) defendeu que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot deveria ter pedido a própria prisão diante do desdobramento das investigações do caso JBS.

[SAIBAMAIS] Em nota pública, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) rechaçou "os ataques claramente pessoais do ministro em relação ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot". A nota é assinada pelo procurador regional da República José Robalinho Cavalcanti, presidente da associação.

A ofensiva de Gilmar se deu na sessão em que os ministros decidiram encaminhar à Câmara a segunda denúncia de Janot contra o presidente Michel Temer. O julgamento foi retomado ontem e dez ministros votaram nesse sentido - apenas Gilmar votou contra.

O ministro disse, ainda, que o ex-procurador Marcello Miller, que atuou no gabinete de Janot por três anos, "é conhecido como o Maçaranduba", que emprega "métodos policialescos, violentos" e fechou contrato de consultoria em fevereiro com escritório de advocacia ligado ao grupo JBS, quando ainda exercia as funções no Ministério Público Federal. Na sessão, sentada à esquerda de Gilmar, estava a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

"A avaliação jurídica de fatos por um magistrado é livre e base de sua função jurisdicional", diz a nota da ANPR. "Mas é estranho e espanta o País, mais uma vez, assistir a um juiz, a um ministro da Corte Suprema, usar o sagrado assento que ocupa, e suas prerrogativas, para tecer considerações pessoais, com expressões rudes e juízos definitivos sobre um cidadão, um membro de outra instituição, autoridade que sequer tinha ou caberia ter qualquer conduta sob escrutínio da Corte neste momento ou neste processo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação