Politica

STF decide julgar ação que pode rever decisão sobre Aécio Neves

Na tentativa de pacificar a situação, Corte decidiu, a pedido de senadores, pautar ação direta de inconstitucionalidade (ADI)

Aline Brito*
postado em 29/09/2017 14:44
A ADI possibilita ao Senado rever decisão sobre o Senador Aécio Neves

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 11 de outubro o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n; 5.526, que pede à Corte um posicionamento sobre o direito do Senado de decidir a respeito do afastamento de mandato parlamentar. Dependendo do resultado, a Casa legislativa poderá rever a decisão sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A decisão da Primeira Turma do STF, de afastar o senador do mandato e determinar o recolhimento noturno, jogou terra novamente em uma relação de harmonia que vinha sendo reconstruída entre os Poderes da República. O clima no plenário do Senado durante a leitura do ofício, na manhã de quinta-feira (28/9), era de animosidade.

[SAIBAMAIS]Na tentativa de pacificar a situação, o STF resolveu, a pedido de alguns senadores, pautar a ADI. A ação pede que o Congresso reveja, em até 24 horas, qualquer medida cautelar diversa da prisão imposta a deputados e senadores, como suspensão do mandato e recolhimento domiciliar.

A ação estava parada no Supremo desde maio de 2016, logo após o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara. O relator, ministro Luiz Edson Fachin, liberou o caso para julgamento nesta sexta-feira (29), e a data do julgamento foi marcada em seguida pela presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia.

A providência da ministra é resultado das conversas que manteve com o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), para que a solução seja feita da maneira mais pacífica possível. Na quinta-feira, Cármen Lúcia disse que daria prioridade para o julgamento da ação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação