Politica

PSDB pede que Bonifácio de Andrada se licencie do partido

Decisão do deputado em aceitar relatoria de denúncia contra Temer teria gerado atrito dentro da bancada na Casa

Guilherme Mendes - Especial para o Correio
postado em 04/10/2017 21:15
A decisão de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) em aceitar a relatoria da denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados pode custar caro para o parlamentar: a liderança do partido na casa deu prazo até esta quinta-feira para que o deputado se licencie do partido e possa relatar a queixa-crime.


A bancada defende que tanto a liderança da legenda na Casa quanto a cúpula tucana foram surpreendidas com a incumbência de Bonifácio. Deputados, senadores como Aécio Neves e mesmo o presidente da sigla, Tasso Jereissati, teriam ligado para o congressista durante a quinta-feira, dia 28 de setembro, e tentado fazê-lo desistir da ideia antes do anúncio oficial. Em um primeiro momento, Bonifácio teria recusado o cargo, mas ao ter aceitado, acabou criando uma saia justa para o partido.

A decisão de oferecer o licenciamento do deputado, que aos 87 anos é o decano da Câmara, teria sido bem aceita pelas alas mais novas e experientes da Casa. Bonifácio, considerado por membros da própria legenda como um habilidoso jurista, mas representante de um modelo político ultrapassado, manteve uma postura irredutível durante o dia: o parlamentar se encontrou nesta quarta-feira com a o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), para dizer que não entregaria a relatoria.

Membros do PSDB na Câmara entendem que a relatoria a cargo do partido poderia gerar uma situação incômoda, assim como na primeira denúncia contra Temer - onde a relatoria ficou a cargo de Paulo Abi-Ackel, do PSDB mineiro. A chance é de que um novo relatório seja visto como do partido, e não do congressista - o que aprofundaria a divisão dentro da bancada.

A proposta de licenciamento do deputado não o tiraria da CCJ nem da relatoria - mesmo que, durante o dia, líderes de outras legenda tenham comentado a interlocutores que um nome como o de Bonifácio seria bem-recebido em suas fileiras. A decisão sobre o licenciamento ou não do deputado do PSDB deve ser decidido até o final da manhã desta quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação