Politica

Temer se diz vítima e acusa Janot e Joesley de "conspirar" para derrubá-lo

Temer não poupou críticas aos executivos da JBS, ao ex-procurador Marcelo Miller, e a Rodrigo Janot, ex-procurador-Geral da República

Rodolfo Costa
postado em 16/10/2017 13:59
Temer não poupou críticas aos executivos da JBS, ao ex-procurador Marcelo Miller, e a Rodrigo Janot, ex-procurador-Geral da República

O presidente da República, Michel Temer, saiu em defesa própria em relação à segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em carta a deputados e senadores, ele alega que há uma ;conspiração" para derrubá-lo e se diz ;vítima de uma campanha implacável com ataques torpes e mentirosos;.

Temer não poupou críticas aos executivos da JBS, ao ex-procurador Marcelo Miller, e a Rodrigo Janot, ex-procurador-Geral da República. Na carta, o peemedebista chama o empresário e delator Joesley Batista de ;delinquente;, alegando que ele é conhecido de ;várias delações premiadas não cumpridas para mentir;.

[SAIBAMAIS];Joesley diz que, no momento certo, e de comum acordo com Janot, o depoimento já acertado com Lúcio Funaro ;fecharia a tampa do caixão;. Tentativa que vemos, agora, em execução;, disse o chefe do Executivo Federal. Temer insinua, ainda, que o áudio da conversa entre os delatores da JBS não teria sido acidental. ;Fica claro que o objetivo era derrubar o presidente da República;, criticou.
O áudio, por sinal, foi chamado por Temer de ;sujo, imoral, indecente, e capaz de fazer envergonhar aqueles que o ouvem. ;Não só pelo vocabulário chulo, mas pelo conteúdo revelador de como se deu toda a trajetória que visava a impedir a prisão daqueles que, hoje, em face desse áudio, presos se encontram;, protestou.

A gravação, segundo Temer, deixou claro a ;participação; de Janot na tentativa de derrubá-lo, por meio de Miller, a quem diz ser ;seu mais próximo colaborador;. ;Aquele se tornou advogado da JBS enquanto ainda estava na PGR;, acusou. O peemedebista ainda destacou que, em entrevista, o procurador Ângelo Goulart Vilela afirmou que o ;único objetivo; de Janot era ;derrubar o presidente da República.;
Por mais de uma vez na carta, Temer afirmar ser um mártir, e não faz questão de esconder a revolta. ;O que me deixa indignado é ser vítima de gente tão inescrupulosa. Mas estes episódios estão sendo esclarecidos. verdade que relatei logo no meu segundo pronunciamento, há quase cinco meses, está vindo à tona;, avaliou.

O peemedebista ainda criticou o noticiário que, segundo ele, ;deu publicidade ao que diziam os marginais;. ;Deixaram marcas que, a partir de agora, procurarei eliminar;, disse. Temer afirmou que o desabafo é uma explicação para aqueles que o conhecem. ;É uma satisfação àqueles que democraticamente convivem comigo;, declarou.

As ;afirmações falsas, denúncias ineptas alicerçadas em fatos construídos artificialmente, e, portanto, não verdadeiros, sustentaram as mentiras, falsidades e inverdades que foram divulgadas;, acusou Temer. ;As urdiduras conspiratórias estão sendo expostas. A armação está sendo desmontada;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação