Politica

Senado presta homenagem a Evaristo de Oliveira: 'Grande cidadão brasileiro'

No dia da missa de sétimo dia, o vice presidente do Correio teve sua trajetória exaltada pelo senador Edison Lobão (PMDB-MA)

postado em 28/11/2017 22:14
[VIDEO1]
No dia em que foi celebrada , a memória do vice-presidente do Correio também foi lembrada no Senado Federal. Nesta terça-feira (28/11), durante sessão na Casa, o senador e ex-ministro Edison Lobão (PMDB-MA) fez um discurso exaltando "o grande cidadão brasileiro" que foi Evaristo.

"Homem simples, honesto e trabalhador, nascido na bucólica cidade de Luziânia, Evaristo de Oliveira aqui chegou ainda quase adolescente para integrar-se, durante os últimos cinquenta anos, à paisagem humana, intelectual e política da capital da República, onde construiu uma carreira de sucesso como empregado e depois executivo do mais antigo órgão da imprensa brasileira", destacou Lobão.

O senador ainda lembrou a amizade com Evaristo, que teria se estendido "pela vida inteira". "Sempre nos mantivemos em sintonia, compartilhando as mesmas preocupações sobre o cotidiano e o futuro de Brasília e do Brasil.

Era uma figura humana admirável. Pela inteligência e pela cordialidade com que se relacionava com os colegas, com a família e a comunidade, e por sua simplicidade quase franciscana", acrescentou.

Confira o texto do discurso na íntegra:

"Senhoras e senhores,
Com muito pesar, e por um dever de reconhecimento e gratidão, quero deixar registrado nos anais desta Casa uma homenagem póstuma e merecida a um grande cidadão brasileiro, o doutor Evaristo de Oliveira, vice-presidente do jornal Correio Braziliense, falecido na semana passada, em Brasília.

Homem simples, honesto e trabalhador, nascido na bucólica cidade de Luziânia, Evaristo de Oliveira aqui chegou ainda quase adolescente para integrar-se, durante os últimos cinquenta anos, à paisagem humana, intelectual e política da capital da República, onde construiu uma carreira de sucesso como empregado e depois executivo do mais antigo órgão da imprensa brasileira.

De datilógrafo e vice-presidente da empresa, ele percorreu uma trajetória ascendente, testemunhando e participando da vida ativa de Brasília e dos grandes acontecimentos que marcaram a nossa República nas últimas cinco décadas.

Fui colega de trabalho e me fiz amigo de Evaristo de Oliveira durante uma das fases mais luminosas da minha vida, quando, como jornalista, escrevia a principal coluna política do Correio Braziliense.

Nossa amizade, que nasceu sob a música das rotativas, estendeu-se pela vida inteira, pois sempre nos mantivemos em sintonia, compartilhando as mesmas preocupações sobre o cotidiano e o futuro de Brasília e do Brasil.

Era uma figura humana admirável. Pela inteligência e pela cordialidade com que se relacionava com os colegas, com a família e a comunidade, e por sua simplicidade quase franciscana. Era um patriota, um otimista e um homem de visão. Jamais deixou de acreditar no Brasil e na sua capacidade para vencer todos os seus desafios.

Deixo aqui, portanto, este registro, como um testemunho da grande admiração e da amizade que me uniu a Evaristo de Oliveira, ao mesmo tempo em que me solidarizo com a sua família na dor da sua perda.

Por fim, os meus melhores cumprimentos ao Correio Braziliense, do qual estou licenciado, por ter oferecido a Evaristo de Oliveira, nestes 50 anos, as oportunidades para ele pudesse cumprir, como cumpriu brilhantemente, as funções que desempenhou nesse importante veículo de comunicação.
Muito obrigado."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação