Politica

Antônio Imbassahy pede exoneração do cargo de ministro

O ministro enviou uma carta ao Planalto pedindo exoneração e teve a solicitação atendida pelo presidente da República, Michel Temer

Bernardo Bittar
postado em 08/12/2017 17:15

O ministro Antônio Imbassahy disse que após deixar o governo, ele reassumirá o mandato de deputado federal.
O ministro Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), responsável pela articulação política, abandonou o cargo nesta sexta-feira (08/12). Enviou uma carta ao Planalto pedindo exoneração e teve a solicitação atendida pelo presidente da República, Michel Temer. A saída de Imbassahy é aguardada há dois meses, desde que o PSDB anunciou o desembarque do governo.

Na carta em que oficializa o pedido, o ex-ministro afirmou sua intenção de ;continuar contribuindo com a gestão Temer na Câmara;. Após deixar o governo, ele reassumirá o mandato de deputado federal. Durante seus tempos à frente da Secretaria de Governo, Imbassahy era criticado por seu trabalho. Chegou a ser apontado como o ;ministro mais inacessível;, um contraste com a posição de quem deveria ;abrir caminhos;.
Imbassahy afirmou ter se sentido honrado pela participação do governo de Temer, dizendo que ;atuar na articulação política em um período de radicalização pós-impeachment, com uma grande fragmentação partidária, em meio a enormes dificuldades econômicas e fiscais, representou um grande desafio;.

Substituição

Em 22 de novembro, o Correio anunciou que o deputado Carlos Marun (PMDB-MT) estava com um pé na Secretaria de Governo para substituir o tucano Antônio Imbassahy. A posse, inclusive, estava prevista para aquela quarta-feira (22/11), junto com a do novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

A situação era dada como tão certa que o Palácio do Planalto chegou a twittar uma mensagem de parabéns ao ;novo ministro Carlos Marun;. A troca não ocorreu porque o destino de Imbassahy ainda era indefinido. O tucano baiano conta com o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), amizade importante nesse retorno à Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação