Politica

Opinião: Fake News podem construir um futuro muito real

Em 2016, o departamento da universidade de Oxford, responsável por elaborar dicionários, elegeu o termo pós-verdade como palavra do ano

MARCELO VITORINO
postado em 12/12/2017 20:55
Ilustração do Pinóquio como vendedor de jornaisDepois da eleição que colocou Donald Trump na cadeira mais importante da política ocidental, discussões sobre notícias falsas ou fake news passaram a ocorrer com maior frequência. A influência dessas notícias no resultado eleitoral estadunidense foi tão grande que, em 2016, o departamento da universidade de Oxford, responsável por elaborar dicionários, elegeu o termo pós-verdade como palavra do ano.
O tema chegou a ser abordado na reforma política brasileira, feita pelo Congresso Nacional e sancionada por Michel Temer, em outubro deste ano. Um dos destaques, que tratava do controle do conteúdo publicado por perfis falsos, acabou sendo vetado pelo presidente diante da pressão popular, motivada por parte da imprensa e de instituições, que qualificaram a medida de combate como ato de censura ao conteúdo. O veto presidencial não encerrou a questão, ao contrário, a partir dele e sem o calor do debate acerca da censura, diversos especialistas se posicionaram a favor de algum tipo de controle, e o combate às fake news ganhou força no Brasil.

Acompanho com bastante atenção boa parte do que é produzido sobre essa pauta, inclusive discussões realizadas em eventos, e percebo que questões fundamentais precisam ser levadas em consideração para a compreensão do problema. Primeiro, é preciso entender a real dimensão sobre a importância das notícias e como a sociedade pode ser impactada por elas. A socióloga Gaye Thuchman, escritora do livro Making News, dedica-se a detalhar as notícias, como construtoras de realidade e de conhecimento. Nele, a autora analisa que parte do que conhecemos sobre nós e nossa história é fruto da produção jornalística. Em resumo e de forma muito simplista, tecemos nossa percepção de mundo pelos olhos de terceiros, que não necessariamente relataram exatamente o que viram ou pensaram.

Esse é o perigo real das fake news, construir um futuro baseado em artigos fictícios, que misturam acontecimentos ou fatos e componentes criados por alguém, com o objetivo de confundir e estimular pessoas a replicarem o conteúdo, para finalidade diversa.

O foco dos debates tem sido mais relacionado à política, mas as fake news também podem servir ao corporativo. Por exemplo, um produtor internacional de carne bovina pode contratar profissionais para disseminar um boato de que outro país esteja com sua produção comprometida. Vídeos de animais abatidos de forma irregular ou imagens de laudos adulterados poderiam ser facilmente vinculados a produtores renomados.

E por que esse boato poderia pegar? Dois pesquisadores, Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge, chegaram à conclusão que notícias negativas tendem a ser mais facilmente aceitas, disseminadas e frequentes do que notícias positivas. O fato de serem mais esperadas pela população, facilita que ocorra consenso comum. Ou seja, as pessoas acreditam com mais facilidade em notícias negativas do que em notícias positivas.

Esse aspecto da cultura de consumo de conteúdo abre espaço para que as fake news sejam utilizadas como propaganda de qualquer coisa, desde uma ideologia complexa a uma ideia que um rato poderia ser envazado em uma garrafa de refrigerante. Nessa ótica, não existe ambiente melhor para replicação e formação de uma imagem alvo do que a mídia digital, mais precisamente, as redes sociais.

A dificuldade em localizar a origem de um conteúdo, bem como de seu autor e outros fatores como o baixo custo de produção e disseminação, quando comparados aos meios tradicionais, fez da internet o principal celeiro dos fakes. Dissecando as fake news encontramos três elementos. O elemento essencial para a replicação é o cidadão comum, o disseminador. Contudo, é preciso atentar a outros dois elementos, aquele que se destina a pesquisar e produzir conteúdo falso, o produtor; e aquele que interessa a disseminação do conteúdo, o motivador.

No âmbito amador, uma pessoa física pode agregar os papéis dos três elementos, tendo como motivacional crenças particulares, enquanto no âmbito profissional, é mais comum a separação do disseminador dos demais elementos, segundo observado em ações dos macedônios que publicaram notícias favoráveis a Trump para lucrarem com anúncios em seus sites. A guerra contra as fake news está só começando, e para que ela seja vencida, precisamos entender melhor contra o que lutamos e aceitar que notícias falsas constroem um futuro muito real.

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