Politica

Tucanos estão de volta ao centro da negociação da reforma da Previdência

A inclusão de regras de transição para os servidores públicos que entraram no funcionalismo antes de 2003 é uma das moedas de troca dos representantes do partido. Planalto, porém, resiste a mudanças no texto e acredita que falta empenho de Alckmin

Rodolfo Costa , Alessandra Azevedo
postado em 16/12/2017 08:00
Alckmin: governo acredita que o governador não se esforçou como poderia

Depois de perder a chance de aprovar a reforma da Previdência este ano por não conseguir acumular os votos necessários, e jogar parte da conta na falta de engajamento do presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, a cúpula do Palácio do Planalto resiste em adotar mudanças exigidas pelos tucanos no texto. A inclusão de uma regra de transição para os servidores públicos que entraram antes de 2003, anunciada na última quarta-feira pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teria sido uma das moedas de troca pelo fechamento de questão do PSDB, segundo interlocutores a par das negociações. Demandada pelos tucanos desde que a reforma chegou à Câmara, há um ano, a alteração foi anunciada horas depois de os tucanos terem decidido direcionar os votos da bancada a favor da matéria.

O apoio foi garantido ; teoricamente, porque não há previsão de punição aos parlamentares infiéis ;, mas a contrapartida é inviável do ponto de vista do Executivo e de articuladores influentes na Câmara. A mudança, que pretende favorecer ainda mais funcionários públicos que já têm direito a receber, na aposentadoria, o último salário e os reajustes da ativa, atacaria os dois nortes das alterações feitas até agora: a tentativa de igualar regras previdenciárias e o equilíbrio das contas públicas. O governo considera que incluir esse item mancharia o discurso de quebra de privilégios, que começa a ser aceito pela população, e teria impactos fiscais relevantes.

[SAIBAMAIS]A equação que precisa ser feita, nesse cenário, é a de ;prejuízo no discurso versus potencial ganho de votos;, nas palavras de um dos principais articuladores da reforma na Câmara. A conclusão de boa parte dos envolvidos é que a mudança não vale a pena nem do ponto de vista técnico nem do político. Na prática, ceder nesse item não renderia votos e, ainda por cima, faria com que dezenas de outras demandas surgissem, o que poderia gerar uma ;onda de concessões; em um texto que já ;está no osso;, segundo uma fonte do Executivo. ;Fazer uma alteração que reforça um caráter de Previdência desigual e que ainda tem impacto fiscal, independentemente do valor, não agrega nada, tecnicamente falando. E, do ponto de vista político, também não, porque não se conseguirá votos assim. Quem é contra a reforma não é contra só por isso;, considera.

Os juízes federais, por exemplo, defendem a inclusão da regra mais flexível para os servidores, mas condicionam um eventual apoio à reforma apenas se o governo liberar também o acúmulo entre pensão por morte e aposentadoria. Pelo relatório em discussão atualmente, só é possível juntar os benefícios se o valor final não ficar acima de dois salários mínimos (R$ 1.874, hoje). ;Se tiver essas duas mudanças, podemos sentar para negociar. Aí, pode haver uma possibilidade de apoiar;, disse o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso.

Sem compromisso


O novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, empossado ontem, reconhece que o Executivo ouve propostas, como ;sempre ouviu;, mas disse que não há mais compromisso com nenhum tipo de flexibilização. ;Não tem compromisso nenhum firmado;, afirmou. Tudo pode mudar, no entanto, a depender de quantos votos esses acordos podem garantir ao governo. ;Se nos trazem sugestões de modificações, que nos tragam junto os votos;, afirmou. Também na posse de Marun, o ex-ministro da pasta, o tucano Antonio Imbassahy, afirmou que o PSDB ;decidiu colaborar com o governo, sem contrapartida alguma, além do compromisso com a agenda de reformas;.

Apesar de ser o encarregado pelo texto, o relator da proposta, deputado Arthur Maia, disse ao Correio que o combinado é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trate do assunto. ;A minha opinião é que deve ser feita a concessão necessária para aprovar;, afirmou o relator. Se melhorar a situação dos servidores públicos garantirá votos, é uma conta que ;ninguém consegue fazer, ainda;, acrescentou.

O presidente Michel Temer disse que o adiamento da votação para fevereiro é até oportuno para engrossar o apoio. ;Nossos parlamentares irão para suas bases em janeiro e verificarão que não há oposição feroz. E, portanto, voltarão muito mais animados, penso eu, para votar a reforma em fevereiro;, destacou ontem. A confiança de Temer é tanta que, enfaticamente, garantiu a aprovação da reforma. ;Digo alto e em bom tom: vamos aprovar a reforma da Previdência no Congresso Nacional;, declarou.

Responsável pela articulação política com o Congresso, Marun admitiu, no entanto, que preocupa o governo ter na base governista deputados contrários e indecisos à reforma. Para juntar os cacos e reconstruir a base, o ministro continuará fazendo um trabalho de ;propaganda pró-reforma;. ;Vamos continuar dialogando não só com os parlamentares, mas outros setores da atividade;, disse, durante o discurso de posse, na tarde de ontem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação